Vereadores esclarecem dúvidas sobre Plano de Mobilidade Urbana

14 de maio de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: Vereadores durante a reunião com o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, durante a reunião realizada esta tarde.

Atendendo a um pedido da Comissão de Justiça e Redação da Câmara de Suzano, presidida pelo vereador Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, esteve na Casa de Leis na tarde de hoje (14) para esclarecer alguns pontos do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A propositura, de autoria do Executivo, está em tramitação no Legislativo desde o dia 22 de abril e trata de questões como trânsito, transporte, desenvolvimento econômico e qualidade de vida da população.

Os vereadores perguntaram sobre acessibilidade para pessoas com deficiência, transporte complementar, transporte escolar e ações de fiscalização. Galo destacou que o processo de elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana contou com 22 câmaras temáticas, realizadas com setores públicos e entidades de classe, além de reuniões distritais em todas as regiões de Suzano. Ele também esclareceu que a propositura está atrelada ao Plano Diretor, essencial para definir a política de desenvolvimento e expansão do município.

O presidente da Comissão de Justiça e Redação ficou satisfeito com a reunião. “Foi bem esclarecedora por parte do secretário. Foram sanadas as dúvidas dos vereadores e acredito que o projeto está pronto para passar nas comissões, para depois ser colocado em votação”, disse. “Vai ser benéfico também para o Plano Diretor e o Plano de Uso e Ocupação do Solo, que virão posteriores a esse”, completou.

Participaram da reunião os vereadores Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van; Lisandro Frederico (PSD), respectivamente relator e membro da Comissão de Justiça e Redação; além dos parlamentares Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia; Joaquim Rosa (PR); Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei; Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado; José Alves Pinheiro Neto (PDT), o Netinho do Sindicato; e Neusa do Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul.

O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, também foi convidado para a reunião, mas não compareceu.

Sessão

Na sessão ordinária de amanhã (15), a partir das 18 horas, os vereadores da Câmara de Suzano irão votar o veto do Executivo ao projeto de lei complementar que revoga a imposição aos estudantes de apresentar semestralmente documentos que comprovem a necessidade para a obtenção e renovação do Passe Livre Estudantil. A propositura é de autoria do vereador professor Edirlei.

Segundo o prefeito, Rodrigo Ashiuchi (PR), o projeto cria despesas para o município sem indicar os recursos disponíveis para suportá-las, o que contraria o artigo 25 da Constituição Estadual.

Também na sessão de amanhã será votado o projeto de lei de autoria do vereador o Rogério da Van que cria a Semana do Jiu Jitsu em Suzano, a ser comemorada anualmente na semana do dia 14 de setembro.