Vereadores questionam secretário em audiência pública

27 de fevereiro de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: À esquerda, a presidente da Câmara, Gerice Lione, preside a audiência. À direita, o secretário de Saúde, Luís Cláudio Rocha Guillaumon, durante a prestação de contas.

Os vereadores de Suzano fizeram questionamentos ao secretário de Saúde, Luís Cláudio Rocha Guillaumon, durante audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (27), de prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2018. A presidente da Casa de Leis, vereadora Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, conduziu a sessão, que também contou com as presenças dos parlamentares André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola; Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei; Jaime Siunte (PTB), Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans; e Neusa dos Santos (PSD), a Neusa do Fadul.

Os parlamentares questionaram sobre a qualidade no atendimento, regulação do governo estadual, campanha contra a dengue, horário estendido de atendimento nas unidades de saúde e problemas verificados em algumas unidades de saúde e na Santa Casa de Misericórdia de Suzano.

Guillaumon disse que 2018 foi um ano importante para a Saúde do município. “Demonstrou o que iniciamos em 2017 (ano de início da atual gestão municipal)”, disse ele, que apresentou comparativos de dados entre os dois anos. De acordo com os números apresentados, foram feitos no ano passado 5.514.364 atendimentos em atenção básica, média complexidade, alta complexidade e hospitalar, o que representa um crescimento de 12% em relação a 2017. “Este aumento já é uma satisfação. Nos baseamos nisso para ter um número real e ir melhorando a cada ano”, explicou.

O secretário disse que foram investidos em 2018 pelo município R$ 120.373.011,86 em Saúde, o que representa 24% do Orçamento. Uma vez que a aplicação mínima constitucional é de 15%, houve um aporte do Executivo de R$ 43.623.321,11.

Finanças

À tarde a Câmara de Suzano recebeu o Secretário de Planejamento e Finanças, Itamar Corrêa Viana, para demonstração e avaliação das metas fiscais do 3° quadrimestre de 2018. A audiência também foi conduzida pela presidente da Casa de Leis, Gerice Lione. Também estavam presentes os vereadores professor Edirlei e José Silva de Oliveira (MDB), o Zé Lagoa.

Viana disse que as receitas mostram que “Suzano está controlando bem seus recursos”. Ele destacou que a Prefeitura superou a previsão inicial de arrecadação. O Imposto Sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) atingiu o montante de R$ 109,65 milhões, o que representa 11,57% acima do esperado. Outros impostos, como o Imposto Sobre Serviço (ISS) e Imposto Sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), também acumularam números acima das previsões – respectivamente R$ 60,29 milhões (7,03% acima) e 12,53 milhões (10,32% acima).

Itamar também demonstrou que Suzano alcançou em 2018 o superávit primário, que é quando os níveis de gastos orçamentários do município estão compatíveis com a arrecadação, suportando as despesas primárias. O resultado primário em 2018 foi de R$ 91,62 milhões.