Vereadores Zé Lagoa e Rogério da Van querem monitoramento para inibir crimes na Casa Branca

24 de janeiro de 2019

Descrição  da imagem #PraCegoVer: à direita da foto, estão os vereadores Zé Lagoa e Rogério da Van, sentados em volta de uma mesa. À esquerda da imagem, estão dois representantes da PM.

Foto: Divulgação

Para inibir a onda de violência na região do Casa Branca, os vereadores José Silva de Oliveira (MDB), o Zé Lagoa, e Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van, querem monitoramento por câmeras nessa parte da cidade ainda neste primeiro semestre do ano. Eles enviaram hoje um ofício ao prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) solicitando a instalação.

Desde o começo desta legislatura (janeiro de 2017), os parlamentares solicitam, tanto ao Executivo, como ao 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana, intensificação do policiamento na Casa Branca. No começo desta semana, um morador dessa região foi morto a tiros após ter seu carro roubado. O crime, ainda sem solução, movimentou os moradores do bairro que pedem, com urgência, mais segurança para o local.  Na manhã de hoje (24), os vereadores participaram de uma reunião na base da Guarda Civil Municipal (GCM) na Casa Branca. Além dos parlamentares, estavam presentes policiais do 32º Batalhão, integrantes da Guarda Civil Municipal e comerciantes.

Os vereadores informaram no encontro que iriam solicitar a instalação de câmeras de monitoramento na região o quanto antes. “A situação está em um nível preocupante. Não podemos esperar para a segunda fase do monitoramento da cidade. Isso tem que acontecer o quanto antes”, argumentou Zé Lagoa.

Para Rogério da Van, a criação de um Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da Casa Branca irá reforçar as medidas para inibir as ações criminais. “Eu já participei de reuniões do Conseg do Boa Vista e sei da importância desse trabalho. Um grupo desse aqui na Casa Branca será muito importante para a conscientização e participação da população na segurança local”, analisou o vereador.

Ação conjunta

Em relação a ações que podem ser tomadas de imediato pela população, os representantes da segurança pública indicaram a prevenção primária, como evitar andar com o celular nas mãos; a prevenção coletiva (em caso de suspeita, ligar 190); e denunciar crimes pelo número 181 (ligação anônima). Além disso, foi dito sobre a importância do registro de boletim de ocorrências nas delegacias. É por meio deste documento que o setor de inteligência da PM realiza o levantamento de índices criminais para a distribuição das equipes.

A Polícia Militar também se comprometeu a intensificar as rondas no bairro e a encaminhar um veículo que funcionará como uma Base Comunitária Móvel.