Agora é lei: Câmara publica legislação que institui o Circuito Cicloturístico “Rota Verde”

23 de março de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: foto de perfil do vereador Rogerio Castilho. Ele fala ao microfone na Tribuna da Câmara

A lei municipal 5.427/2023, que institui em Suzano o Circuito Cicloturístico “Rota Verde”, está em vigor no município. A legislação foi publicada hoje (23) no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo (Doel).

De autoria do vereador Rogerio Castilho (PSB), a lei tem como objetivos o incentivo ao uso da bicicleta e ao turismo ecológico; a valorização da cultura e dos atrativos turísticos da região da “Rota Verde” e os bairros que a compõem; a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos por meio do lazer e da atividade física; o desenvolvimento de arranjos produtivos e a movimentação da economia local; e a promoção da mobilidade e da acessibilidade.

De acordo com a legislação, o circuito cicloturístico é integrado pelos bairros Vila Ipelândia, Chácaras Duchen, Recreio Santa Rita, Recreio Internacional, Estância Tijuco Preto, Estância Angelina, Quinta Divisão, Clube dos Oficiais “Magic City”, Parque Astúrias, Jardim Brasil, Parque Heroísmo, Palmeiras – Centro e Jardim Dora.

A lei estabelece que os bairros podem definir o traçado da rota que fará parte do Circuito Cicloturístico “Rota Verde”, de forma integrada aos bairros vizinhos; implantar sinalização específica; e mapear atrativos e produtos turísticos como monumentos históricos, atrativos naturais e locais de alimentação e hidratação. Também autoriza que o poder público forme convênios com a iniciativa privada para o desenvolvimento das ações.

Na justificativa do projeto de lei, o vereador informa que o “cicloturismo é uma modalidade que conquista cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo”, que tem sido “um valoroso propulsor de novas economias sustentáveis”. Segundo Rogerio Castilho, a propositura busca criar estruturas e medidas simples e eficazes para atrair praticantes. “Isso contribui para o engrandecimento da economia local, além de outros efeitos ambientais e culturais positivos, criando cenários promissores nos espaços rurais e em regiões carentes como alternativas socioeconômicas sustentáveis”, explica.