Aprovado o projeto de autoria do vereador Pastor Alceu Cardoso (PRB) que institui o Plano Municipal para a Humanização do Parto na Rede de Saúde Pública
Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador Pastor Alceu Cardoso utiliza Tribuna da Câmara em sessão ordinária. Foto: Ricardo Bittner.
O vereador Alceu Matias Cardoso (PRB), o Pastor Alceu Cardoso, no uso de suas atribuições legais, protocolou na Câmara Municipal de Suzano o projeto que institui o Plano Municipal para a Humanização do Parto na rede pública do município de Suzano, para integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na sessão ordinária (21), quarta feira às 18 horas, no Plenário Deputado José de Souza Candido, onde a propositura foi apreciada, votada e aprovada pelos vereadores, agora o projeto tem prazo de adequação de 180 dias para estar vigente.
De acordo com o vereador o projeto visa acabar com a injustiça que muitas vezes as gestantes enfrentam na rede pública de saúde, e o grande desrespeito aos direitos das mesmas. O maior exemplo disso é a negativa de anestesia em casos de parto normal. “é necessário que haja o respeito ao desejo da mulher e do bebê, ou seja, dar valor à vida humana no atendimento hospitalar”, concluiu o parlamentar.
O projeto regulamenta na rede pública de saúde a garantia de cumprimento de direitos básicos da gestante na hora do parto, que passaram a ter direito à anestesia quando solicitarem, inclusive em casos de parto normal, outro detalhe é a liberação de um acompanhante de sua escolha no momento. Também poderão optar por métodos não-farmacológicos de alívio da dor, como massagens, banho morno ou exercícios.
No Parto Humanizado nenhum procedimento é rotineiro. As intervenções são feitas apenas quando necessárias e decididas com critérios rigorosos.
O mais importante é o deslocamento do eixo de protagonismo. Enquanto no parto normal ou por cesariana o ator principal é o médico, ou ele e a equipe de saúde, no Parto Humanizado a protagonista é a mulher e, obviamente o bebê.
Texto de responsabilidade da assessoria do vereador Pastor Alceu Cardoso.