Atentados: Câmara de Suzano pede aumento da segurança nas escolas

6 de abril de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados em torno de uma mesa oval, conversam os vereadores e o secretário de Educação, Leandro Bassini.

Os vereadores da Câmara de Suzano pediram aumento da segurança nas escolas da cidade. O assunto voltou a ser debatido pelos parlamentares na sessão de ontem (5), após um homem de 25 anos matar quatro crianças e ferir outras cinco ao invadir uma creche em Blumenau (SC) com uma machadinha.

Antes da sessão ordinária, os vereadores realizaram uma reunião com os secretários de Educação (Leandro Bassini) e de Governo (Alex Santos), para questionar as medidas tomadas pela administração municipal para coibir novos atentados nas unidades da cidade.

Nessa reunião, os parlamentares explicaram aos representantes do Executivo que muitas mães e pais estão com receio de enviar os filhos às aulas. Os vereadores pediram aumento no investimento da Prefeitura na segurança das escolas. Eles sugeriram, por exemplo, a realização de uma parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) para a permanência de um guarda nas escolas.

Uma comissão de pais foi atendida pelos vereadores durante uma pausa na sessão ordinária. Os parlamentares explicaram que a Casa de Leis já havia se reunido com os secretários e que seria solicitada hoje (6) uma reunião com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL).

Ainda sobre esse assunto, foram aprovadas duas moções de apelo. Uma é direcionada ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas  (Republicanos), e a outra, para Ashiuchi. Os documentos pedem “medidas urgentes para garantir a segurança nas escolas”.

Audiência

A Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Câmara de Suzano realizará na segunda-feira (10), às 17 horas, uma audiência pública para discutir a segurança no âmbito escolar no município.

Isso foi impulsionado após o ataque a Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, zona oeste da capital paulista, há dez dias.