Balanço legislativo: lei de autoria do vereador Maizena entra em vigor em 2023

19 de dezembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador Maizena sorri ao falar no microfone da Câmara. Ele usa terno e gravata cinzas.

O vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena, teve uma lei de sua autoria que entrou em vigor em 2023. Trata-se da legislação que tornou obrigatória a fixação de cartazes explicativos que demonstrem a aplicação da manobra de Heimlich em restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação de shopping centers e estabelecimentos similares.

A manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou qualquer outro tipo de corpo estranho que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. No final de outubro, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ensinou, em uma palestra realizada na Câmara de Suzano, a manobra. A atividade foi em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano.

Além disso, Maizena apresentou na Casa de Leis mais um projeto de lei, que busca criar no município a Semana de Reanimação Cardiopulmonar; 22 moções de aplausos e uma de apelo; 13 requerimentos, sendo um deles o pedido para um Ecoponto na estrada do Preju, no Miguel Badra; e uma emenda substitutiva ao Orçamento municipal.

Também foram apresentados dez decretos legislativos para a entrega de oito medalhas Antônio Marques Figueira, um Título de Empresa Cidadã e uma Medalha Suzano Brandão.

Maizena ainda encaminhou ao Executivo 323 ofícios. “Fiscalizo 100% dos pedidos que chegam até mim e sempre cobro melhorias para o município”, disse ele. Responsável pelo projeto Lixo Tem o Lugar Certo, o vereador afirma que sempre cobra a zeladoria da cidade à Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos. “Também conscientizo as pessoas da importância de manter o que está sendo limpo”, completa. Ele também reforça que foi o responsável pelo pedido de iluminação da rua Ida Gonçalves, no Boa Vista, local que não existia iluminação.

O parlamentar finaliza informando que esteve, no dia 5 de dezembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em busca de recursos junto ao deputado estadual André do Prado (PL), para serem utilizados em futuros projetos.