Bem-estar animal é tema de audiência na Câmara de Suzano

22 de setembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados na Mesa Diretiva da Câmara estão os representantes da Secretaria de Meio Ambiente. O chefe da pasta, André Chiang, fala ao microfone. Ao lado dele está o presidente da Comissão de Proteção e Bem-estar Animal, vereador Marcel da ONG.

A Câmara de Suzano sediou ontem (21) audiência pública para prestação de contas da Secretaria de Meio Ambiente. O tema foi o trabalho desenvolvido pela pasta à causa animal, no período de maio a setembro deste ano. O vídeo da atividade está disponível no canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) e na página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).

A audiência foi comandada pelo presidente da Comissão Permanente de Proteção e Bem-estar Animal, o vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG. Também participaram da atividade os parlamentares Artur Takayama (PL), que é membro da comissão; Jaime Siunte (PSDB); André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola; e Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho.

Segundo informações divulgadas pelo secretário de Meio Ambiente, André Chiang, no período de maio a setembro deste ano, em parceria com o setor de Zoonoses da Prefeitura de Suzano, a pasta realizou 370 castrações e microchipagens. Para isso, o valor investido foi de R$ 50.580,96. Desde 2018, 7.418 animais já passaram por este procedimento, que tem como principal objetivo o controle populacional e identificação dos cães e gatos.

O projeto Baby me Leva, que foi criado em 2021, registrou 313 animais adotados somente nestes últimos quatro meses de 2023. Desde sua criação, 1.048 cães e gatos foram adotados.

Em relação a vistorias sobre maus-tratos, Chiang disse que foram realizadas 491 ações. Sendo que 30 foram encaminhadas à Polícia Civil.

Perguntas

Depois da apresentação dos dados oficiais da pasta, Chiang respondeu questionamentos dos vereadores. Foram abordados assuntos como campanha de castração, cavalos soltos em via pública e atendimentos da pasta nos finais de semana.