Câmara de Suzano cobra, mais uma vez, ações da Diretoria Regional de Ensino para segurança das escolas

13 de abril de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereadores da Mesa Diretiva sentados em suas cadeiras durante a sessão.

Assim como aconteceu na última segunda-feira (10), durante audiência pública realizada na Câmara de Suzano para tratar sobre a segurança nas escolas da cidade, os vereadores voltaram a cobrar medidas efetivas da Diretoria Regional de Ensino.

Na sessão ordinária de ontem (12), o parlamentar Fábio Diniz (PTB) revelou que recebeu uma denúncia sobre um homem em situação de rua que estaria morando na Escola Estadual “Oswaldo de Oliveira Lima”, que fica no Jardim Revista. Diniz disse que mesmo tendo sido autorizado pela dirigente regional de ensino, Mara Bioto, foi impedido de entrar na escola.

O vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, também criticou a situação e discursou sobre o chamamento público divulgado pelo governo federal para fortalecimento do programa de segurança nas escolas. O documento trata da liberação de R$ 150 milhões que serão utilizados no apoio às rondas escolares ou similares.

A vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, falou sobre a Diária Especial por Atividade Complementar (Deac) para os servidores da Guarda Civil Municipal (GCM). A sugestão da vereadora é que a GCM faça a segurança nas escolas municipais.

O parlamentar Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, debateu sobre a importância do não compartilhamento de mensagens sobre possíveis atentados. Ainda sobre segurança nas escolas, o vereador Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei, agradeceu ao Executivo pelas ações implantadas.

Pauta

Os vereadores aprovaram dois projetos de lei. Um, de autoria do vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG, que obriga as clínicas, consultórios veterinários, e lojas de animais (pet shops) a denunciarem a delegacia de polícia quando constatado indícios de maus‐tratos nos animais por eles atendidos. O segundo, de autoria do Executivo, altera a lei municipal 4.392/2010, com o objetivo de adequar a progressão funcional da Guarda Civil Municipal.

Foi aprovada também uma moção de aplauso, de autoria do vereador Márcio Alexandre de Souza (PL), o Márcio Malt, para Arnaldo Bizinha Filho.