Câmara de Suzano e Alesp vão solicitar aumento de orçamento para desassoreamento do Rio Tietê

4 de maio de 2017


Reunião Maizena DAEE 4-5-17 005 - Ricardo Bittner

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A Câmara de Suzano e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) solicitarão ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) o aumento do orçamento destinado ao desassoreamento do Rio Tietê na cidade. A iniciativa será comandada pelo vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans, e o deputado estadual André do Prado (PR).

Essa informação foi divulgada na manhã de hoje pelos políticos após uma reunião realizada na nova sede do Legislativo suzanense com representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), dos parlamentares suzanenses: André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola; Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado; Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia; Isaac Lino Monteiro (PSC); José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro; José Silva de Oliveira (PMDB), o Zé Lagoa; Lisandro Frederico (PSD) e Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van. A reunião contou ainda com a presença de vereadores de Itaquaquecetuba e Poá, de secretários da administração municipal e de moradores do bairro Miguel Badra.

O objetivo de solicitar o aumento do orçamento destinado ao desassoreamento do Rio Tietê em Suzano é antecipar o cronograma da ação que será realizada sob comando do DAEE.

A previsão inicial do governo estadual é que o bota-espera (instalação de pontos de apoio estratégico para o transbordo do material) seja instalado na região do Miguel Badra em setembro e que as escavações no rio sejam iniciadas em outubro. No entanto, assim como o gerente de engenharia do DAEE, Silvio Luiz, argumentou na reunião em outubro já se inicia época de chuvas, o que pode atrasar a conclusão do desassoreamento. “A Alesp, através do meu mandato, e a Câmara de Suzano, através do vereador Maizena, vão se unir para solicitar este aumento para que a gente consiga este serviço tão importante iniciado antes de outubro”, explicou o deputado. “As arrecadações do Estado estão aumentando e é regimental o pedido de antecipação do orçamento do ano que vem”, argumentou Prado. “O desassoreamento do Rio Tietê, assim como foi falado pelo engenheiro do DAEE, não é feito em Suzano há mais de 20 anos. Hoje, depois dessa reunião e com o apoio do deputado André eu posso afirmar, sem nenhuma dúvida, que a nossa cidade começa a viver não um sonho, mas sim uma nova realidade”, disse Maizena.

O prefeito de Suzano discursou sobre a importância desta ação na cidade. “Suzano sofre com enchentes todos os anos. São vários os bairros afetados, como o Miguel Badra, o Jardim Belém, o Parque Maria Helena, entre outros. O desassoreamento do Tietê na cidade é primordial para resolver este problema. Estamos todos unidos para garantir isso”, ressaltou o prefeito.