Câmara de Suzano entrega Medalha Nelson Mandela

1 de dezembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, no Plenário da Câmara, o vereador professor Edirlei posa para foto ao lado do homenageado, pastor Paulo Cesar Pires, que segura a Medalha Nelson Mandela, e da esposa dele, que segura um vaso de orquídeas.

O pastor Paulo Cesar Pires recebeu na noite de ontem (30) a Medalha Nelson Mandela da Câmara de Suzano. A honraria foi concedida pelo vereador Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei, que comandou a sessão solene.

A homenagem contou com a participação dos vereadores Lazario Nazare Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus, e Artur Takayama (PL). O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL); o ouvidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano, Carlos Alberto Rodrigues; e secretários municipais também prestigiaram a solenidade.

Edirlei justificou a escolha de Pires para receber a Medalha Nelson Mandela, que existe desde 2015 e é entregue em reconhecimento a trabalhos notadamente relevantes a pessoas e entidades que se destacam no combate à discriminação e ao preconceito e atuam na promoção da igualdade racial e da vida, pela história de vida e dedicação do pastor pelas causas sociais e religiosas. “Que o senhor continue durante muitos e muitos anos fazendo a obra e fazendo a diferença”, discursou.

Ashiuchi falou sobre a importância da Medalha Nelson Mandela. “Tem uma coisa que me chamava muita atenção no Nelson Mandela: apesar de toda a dificuldade que ele passou, sempre foi uma pessoa que se importava com o próximo”, disse. O prefeito explicou que Pires tem essa mesma característica.

Rodrigues contou que é amigo do homenageado há 35 anos e reforçou o merecimento da honraria. “Nós, que estamos aqui, prestando essa homenagem, sempre falaremos que ele (Pires) buscava justiça para todos, independente da raça e da condição financeira”, opinou.

Pires revelou que não sabia da existência da Medalha Nelson Mandela até ser informado pelo vereador Edirlei que receberia a homenagem. “Eu fiquei muito lisonjeado com isso. Confesso que não sabia que existia em Suzano uma medalha como esta”, disse. “Veio no meu coração uma enorme responsabilidade, porque a Medalha Nelson Mandela remete a um grande estadista da África do Sul, que passou 27 anos preso por lutar por questões de justiça sociais. Confesso que não me sinto à altura, mas eu recebo de coração”, argumentou.