Câmara de Suzano homenageia guardas civis municipais em sessão solene nesta quarta (27)

26 de março de 2024

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador professor Toninho Morgado fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele usa blazer escuro e camisa polo branca.

A Câmara de Suzano fará amanhã (27), a partir das 19 horas, uma sessão solene para entrega da Medalha Antônio Marques Figueira às guardas civis municipais Jaqueline de Lima Ferreira, Maria Gilcélia Ferreira e Maria Aparecida Alves de Almeida. O autor da homenagem é o vereador Antonio Rafael Morgado (PSD), o professor Toninho Morgado.

Jaqueline de Lima Ferreira é guarda municipal classe distinta. É formada em Direito e pós-graduada em Direito da Mulher.

Começou na Guarda Municipal de Suzano em 2010. Desde 2015, integra a Patrulha Maria da Penha e, desde 2018, é coordenadora do projeto, que além dos trabalhos desenvolvidos em Suzano, realizou a qualificação de diversos outros municípios, como Itajaí (SC), São Bernardo do Campo, São Vicente (SP), São Roque (SP), Itapecerica da Serra (SP), Guarujá (SP) e Joinville (SC).

Jaqueline e sua equipe também têm levado a Patrulha Maria da Penha a escolas e empresas, realizando palestras de conscientização e prevenção da violência contra a mulher. Também foi pioneira ao implementar o projeto “Maria Vai à Escola”, programa anteriormente realizado apenas pelo Tribunal de Justiça de Roraima.

A segunda homenageada, a GCM classe distinta Maria Gilcélia Ferreira, é natural do Ceará. Casada em com dois filhos, ela é formada em Segurança Pública e pós-graduada em Violência Doméstica, Guarda Municipal e Serviço Social.

Como Jaqueline, começou a atuar na Guarda Municipal de Suzano em 2010 e passou a integrar a Patrulha Maria da Penha em 2019.

Já a GCM 3ª Classe Maria Aparecida Alves de Almeida, a terceira homenageada da noite, é natural de Teresina (PI) e cursa Gestão Ambiental. Ingressou na corporação em 2020 e está na Patrulha Maria da Penha desde 2022.

“Graças ao apoio e dedicação de Jaqueline e sua equipe, a Patrulha Maria da Penha se estabeleceu como uma importante referência nacional neste campo de atuação, deixando um legado notável na luta contra a violência de gênero em nosso país. O comprometimento e trabalho árduo destas mulheres merecem nossa mais profunda admiração e reconhecimento”, escreveu professor Toninho Morgado na justificativa do projeto de decreto legislativo.

A sessão solene é realizada no Plenário do Legislativo suzanense (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista). Também pode ser acompanhada ao vivo, de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).