Câmara de Suzano sedia audiência pública sobre metas fiscais
A Câmara de Suzano sediou na tarde desta quinta-feira (29) audiência pública da Secretaria da Fazenda para avaliação das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2016, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (Lei Complementar 101/2000).
Quatro vereadores participaram da audiência. O secretário municipal da Fazenda apresentou o relatório resumido de execução orçamentária. No quadro de despesas consta que, da dotação atualizada de R$ 765.872.394,17, foram empenhados até 31 de agosto R$ 510.447.690,00, o que representa 68,65% do total. Diante disso, o município está, segundo o secretário, com um superávit de R$ 47.391.870,80.
De acordo com o relatório, Suzano arrecadou, até agosto, R$ 47,3 milhões de Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU), o que representa 81,31% da previsão inicial. De Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), foram arrecadados R$ 28,2 milhões, o equivalente a 61,29% do previsto inicialmente.
De Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o município atingiu o montante de R$ 5,2 milhões o equivalente a 50,89% do previsto inicialmente. Em taxas, a prefeitura atingiu o montante de R$ 3,7 milhões – 69,45% da previsão inicial.
Já as transferências intergovernamentais, ainda segundo o relatório, foram de R$ 256 milhões no período, o equivalente a 63,34% do previsto inicialmente.
Aplicação de recursos
O secretário ainda apresentou a aplicação de recursos no segundo quadrimestre na área da Saúde (total de R$ 64,4 milhões,equivalente a 22,87% das receitas em impostos e transferências constitucionais) e no segundo trimestre na área de Ensino (R$ 50,6 milhões, atingindo 23,22% das receitas em impostos e transferências constitucionais).
De acordo com o relatório, o resultado primário, que indica se os gastos orçamentários estão compatíveis com a arrecadação do município, foi positivo, atingindo R$ 32,1 milhões. A receita corrente líquida foi, no período de setembro de 2015 a agosto de 2016 (últimos 12 meses) de R$ 580.357.531,87.
O relatório também apresentou que o município está dentro dos limites legais estabelecidos para despesas com pessoal (45,08%), dívida consolidada liquidada, concessões de garantias e operações de crédito internas.
Não foram feitos questionamentos ao secretário, tanto por parte dos vereadores quanto do público presente.