Câmara de Suzano vota amanhã (25) revisão do Plano de Resíduos Sólidos

24 de setembro de 2019


Descrição da imagem #PraCegoVer: o secretário do Meio Ambiente, Edson Gianuzzi, fala ao microfone durante a audiência realizada durante a manhã de hoje (24)

Foto: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano votará na sessão ordinária de amanhã (25), a partir das 18 horas, a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Município de Suzano (PMGIRS). Na manhã de hoje (24), a Casa de Leis recebeu uma audiência pública para debater o documento.

A propositura é de autoria do Executivo e busca uma adequação do plano, que está em vigor desde 2014, aos parâmetros atuais do município. A audiência foi conduzida pela presidente do Legislativo, Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, e contou com a participação dos vereadores Jaime Siunte (PTB); Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho; e Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van. Todos fizeram perguntas e sugeriram ações para a área ambiental do município.

O secretário de Meio Ambiente, Edson Gianuzzi, disse que a audiência é uma oportunidade de tornar público o plano. “Será muito importante para os avanços do município em relação ao tratamento dos resíduos sólidos”, afirmou.

A apresentação do documento coube à diretora de Fiscalização e Controle Ambiental de Suzano, Solange Wuo. Ela detalhou as mudanças feitas na lei de 2014, para tornar a legislação mais acessível ao público em geral, assim como para contemplar as mudanças ocorridas no município nestes cinco anos.

Solange também apresentou os objetivos gerais do plano, que são otimizar o contrato com a Pioneira Saneamento e Limpeza Urbana, aumentar a proporção de resíduos encaminhados para a logística reversa e aumentar o nível de satisfação dos munícipes com a limpeza urbana. “O plano apresenta as diretrizes. O detalhamento será a partir de programas, que estão sendo feitos de forma participativa”, explicou.

Jaime Siunte sugeriu a criação de uma usina de compostagem no município, reduzindo gastos com o transporte de resíduos e gerando energia a partir dos resíduos sólidos. “Estamos perdendo muito valor agregado por não ter uma aqui”, disse ele, citando exemplos de outros países.

Gerice Lione sugeriu que seja feita uma divulgação sobre os ecopontos existentes no município, para que a população saiba onde encaminhar materiais de grande volume que precisam ser descartados. Rogério da Van fez questionamentos sobre pontos de descarte irregular de lixo, entre eles na Casa Branca e na estrada dos Fernandes.

Leandrinho também falou sobre o problema do descarte irregular em Suzano. “Fica uma situação muito negativa para a cidade. Parece que viramos a rota do descarte irregular”, lamentou.

A apresentação do PMGIRS contou também com a presença do secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira.

Pauta
Na pauta da sessão de amanhã, também será votado um projeto de decreto legislativo de autoria do vereador José Silva de Oliveira (MDB), o Zé Lagoa, que concede o Título de Cidadão Suzanense ao comerciante Antonio Raimundo Filho, o Tonhão.

Os vereadores também discutirão e votarão um projeto de lei de autoria do vereador Leandrinho, que reconhece o Fute-Tênis como modalidade esportiva criada em Suzano. O esporte começou a ser desenvolvido em 1985 pelo professor suzanense Oscar de Oliveira e pode ser praticado individualmente ou em duplas.

Também está na pauta a votação de um projeto de lei do Executivo, que altera os nomes dos cargos em provimento de comissão que constam da reforma administrativa de 2017 (lei municipal n° 5.048/2017).

Audiência pública
Também amanhã (25), às 14 horas, haverá audiência pública na Câmara de Suzano para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do Executivo no segundo quadrimestre de 2019. A reunião é aberta ao público, que poderá fazer perguntas.