Causa animal é debatida na Câmara de Suzano

19 de abril de 2024

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados na Mesa Diretiva da Câmara de Suzano estão, da esquerda para a direita, o secretário de Meio Ambiente Elvis Vieira (ao microfone) e o vereador Marcel da ONG.

A Câmara de Suzano realizou na tarde de ontem (18) uma audiência pública para prestação de contas da Secretaria de Meio Ambiente quanto ao bem-estar animal.

A atividade foi comandada pelo presidente da Comissão Permanente de Proteção e Bem-estar Animal do Legislativo, Marcel Pereira da Silva (PRD), o Marcel da ONG. O vereador Artur Takayama (PL), que é membro da comissão, também participou da audiência.

Essa foi a primeira audiência da pasta sob o comando do secretário interino de Meio Ambiente, Elvis José Vieira. Ele assumiu a secretaria no começo de março deste ano.

Vieira falou que, de outubro do ano passado a março de 2024, foram realizadas 1.558 castrações e microchipagem de animais. Para isso, houve o investimento de R$ 196.692,67.

Desde outubro de 2023, foram emitidos 938 Registros Gerais de Animais (RGA). De acordo com Vieira, o documento “promove o conhecimento das características da população de cães e gatos, bem como identificação dos animais e tutores do município”.

Ele também explicou sobre as vistorias de maus-tratos realizadas em parceria com o Setor de Posturas.  Desde 2021, a pasta já registrou 1.587 vistorias. Deste total, 93 foram encaminhadas à Polícia Civil.

Perguntas

Takayama perguntou sobre os canais de comunicação durante os finais de semana e sobre cachorros abandonados em condomínios. Foi explicado ao parlamentar que atualmente a pasta não conta com estrutura para oferecer atendimento todos os dias da semana, mas que os casos graves de maus-tratos podem ser direcionados diretamente à Polícia Civil. Em relação aos cachorros abandonados, a Prefeitura poderá atuar com a conclusão da obra do Centro de Bem-Estar Animal.

Vídeo

O vídeo da audiência pública está disponível no canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) e na página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).