Educação é tema mais debatido na sessão da Câmara de Suzano

15 de fevereiro de 2017


 

Mesa diretiva da Câmara em sessão desta quarta. Foto: Ricardo Bittner

Mesa diretiva da Câmara em sessão desta quarta.
Foto: Ricardo Bittner

O kit, o uniforme e o transporte escolar foram os temas mais debatidos da Câmara de Suzano na sessão ordinária realizada na noite de hoje (15), no Palácio “Deputado José de Souza Candido”. Os vereadores se posicionaram sobre essas questões da rede municipal de Educação durante o uso da Tribuna.

 

O primeiro a falar sobre o assunto foi o vereador Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado, que pediu para que seja marcada uma reunião entre os vereadores e o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) para tratar sobre o assunto. “Sabemos da boa vontade do prefeito, mas há algumas ações que são imediatas”, ponderou, dizendo que o secretário de Educação, Nazih Franciss, informou em encontro na Câmara na semana passada que não há previsão orçamentária para a compra de uniforme escolar. “É um item que os alunos recebem há muitos anos. Nossa cidade é periférica e as mães esperam todos os anos o uniforme das crianças”, afirmou.

 

Vereador Denis filho do Pedrinho do Mercado. Foto: Ricardo Bittner

Vereador Denis filho do Pedrinho do Mercado.
Foto: Ricardo Bittner

O parlamentar também citou a ausência de entrega do kit de material escolar aos alunos da rede municipal. “Precisamos saber o porquê desse atraso, já que a informação é de que já havia uma ata de registro de preços aberta”, falou. Ele ainda destacou que foi procurado por vários moradores que reclamaram de corte no transporte escolar. “Não está se pedindo para colocar ônibus a mais, mas colocar mais alunos nos ônibus que vão vazios para a escola”, completou.

 

O vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, explicou que a retirada de transporte escolar em algumas localidades se deve ao cumprimento de uma lei federal, que estabelece que as crianças que têm direito ao transporte estejam num raio de dois quilômetros de distância da escola. “A ponderação do vereador Denis é justa, mas primeiro precisamos nos adequar à lei, para depois ver as necessidades e pedir a avaliação da administração municipal”, disse ele, destacando que a lei federal permite que o benefício seja concedido quando há barreiras que dificultam a chegada das crianças às escolas em que estudam.

 

Vereador professor Toninho Morgado. Foto: Ricardo Bittner

Vereador professor Toninho Morgado.
Foto: Ricardo Bittner

O professor Toninho também destacou na Tribuna o requerimento apresentado na sessão em que solicita estudos para a construção de uma escola estadual de ensino fundamental do ciclo II e médio na região dos bairros Jardim São Luís, Recanto São José, Jardim Ana Rosa e Vila São Pedro, no distrito de Palmeiras.

 

O vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans, também debateu a questão do uniforme escolar na Tribuna e defendeu agendar uma nova reunião com o secretário de Educação para esclarecer o assunto.

 

Vereador Maizena Dunga Vans. Foto: Ricardo Bittner

Vereador Maizena Dunga Vans.
Foto: Ricardo Bittner

Em aparte, o vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, opinou sobre a importância do assunto e se colocou à disposição para discutir o assunto, já que preside a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Câmara.

 

Parque Max Feffer

O professor Edirlei também falou na Tribuna sobre a sua satisfação em relação à segurança no Parque Max Feffer. “Estive no local no sábado passado e vi a presença efetiva da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM), e tive a sensação de estar num lugar seguro para a família suzanense”, disse.

 

Vereador professor Edirlei. Foto: Ricardo Bittner

Vereador professor Edirlei.
Foto: Ricardo Bittner

Denis Filho do Pedrinho do Mercado concordou com o professor Edirlei sobre a segurança do parque, mas voltou a cobrar da prefeitura a reabertura do acesso pela avenida Paulista, que era muito utilizada pelos moradores do Monte Cristo. “A alegação era de que a passagem era clandestina. Gostaria que o prefeito Rodrigo Ashiuchi reavaliasse”, falou.

 

Já o vereador Lisandro Frederico (PSD), o Lisandro da ONG PAS, cobrou resposta aos requerimentos e indicações encaminhados ao Executivo. “Infelizmente, até agora, não recebi nenhum parecer do que vai ser feito”, disse.

 

Vereador Lisandro da ONG PAS. Foto: Ricardo Bittner

Vereador Lisandro da ONG PAS.
Foto: Ricardo Bittner

Lisandro ainda pediu apoio dos demais vereadores ao projeto de Resolução que apresentou e altera o Regimento Interno da Câmara de Suzano, criando a Comissão Permanente de Proteção e Bem-Estar Animal.

 

Vetos 

Durante a sessão, os vereadores aprovaram quatro vetos do Executivo a projetos apresentados na Câmara no ano passado. O primeiro é referente à propositura que institui a política municipal para a população em situação de rua, de autoria do vereador Alceu Matias Cardoso (PRB), o pastor Alceu Cardoso. O segundo, sobre o projeto que dispõe o serviço de psicologia escolar na rede pública municipal de ensino fundamental e médio, cujas famílias tenham renda de até três salários mínimos, de autoria do então vereador Luiz Carlos da Costa, o pastor Luiz Carlos.

O terceiro veto aprovado foi o do projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade das escolas da rede pública e privada efetuarem campanhas antidrogas aos alunos, também de autoria do ex-vereador pastor Luiz Carlos. E o último, refere-se à propositura que denomina Stelina Maria Barbosa a atual Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Cidade Miguel Brada, de autoria do ex-vereador Luiz Carlos Geraldo, o professor Luizinho.

Vereadores durante a sessão desta quarta (15). Foto: Ricardo Bittner

Vereadores durante a sessão desta quarta (15).
Foto: Ricardo Bittner