Escolas estaduais têm as principais queixas de vereadores e da população durante audiência pública

11 de abril de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: foto da Galeria da Câmara de Suzano, com o público de costas, sentado em cadeiras azuis, mostrando ao fundo o Plenário, onde estão, na Mesa Diretiva, de frente para o público, as autoridades.

Na audiência pública realizada ontem (10) na Câmara de Suzano para debater a segurança nas escolas da cidade, as queixas sobre as unidades de ensino da rede estadual foram o foco dos vereadores e da população. A audiência, que foi comandada pelo presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei, lotou a Casa de Leis.

Os vereadores criticaram a rede estadual de ensino pela situação atual de algumas escolas de Suzano. Segundo os parlamentares, há unidades que estão sem muros e sem nenhum dispositivo de monitoramento. Eles também reclamaram que não estão conseguindo fiscalizar as escolas porque são barrados nas entradas.

A dirigente regional de Ensino, Mara Bioto, argumentou que poderia responder apenas sobre a questão pedagógica das escolas e disse que aguarda novo posicionamento da Secretaria Estadual de Educação para possíveis mudanças na segurança das unidades. Para esta audiência, a Casa de Leis convidou os secretários estaduais de Educação (Renato Feder) e de Segurança (Guilherme Derrite), no entanto, eles não compareceram.

Já o secretário de Educação de Suzano, Leandro Bassini, explicou que em todas as escolas municipais, desde 2019, foram disponibilizados agentes de segurança escolar, sistema de alarme, botão de pânico e câmeras de monitoramento, totalizando mais de mil equipamentos conectados à Central de Segurança Integrada (CSI). O secretário ressaltou também a importância da presença dos pais na vida escolar dos filhos.

População

Pessoas com camisetas brancas e faixas acompanharam o debate, que começou às 17 horas e terminou por volta das 20 horas. Um grupo entregou uma lista com as seguintes solicitações: psicólogos (acompanhamento dos alunos e funcionários das unidades escolares); armas não letais de choque e spray de pimenta; porta giratória com detector de metal; policiamento ostensivo; contratação de maior efetivo temporário com possibilidade de prorrogação de contrato daqueles que já passaram no concurso público da Polícia Militar); armários nas escolas; treinamento de defesa pessoal para todos os funcionários; câmeras de segurança com gravação digital; e cerca elétrica.

GCM

De acordo com o secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo, a administração municipal aumentará o efetivo da GCM e iniciou na segunda (10) a operação “Escola Segura”, envolvendo todos os grupamentos, a fim de intensificar as rondas de patrulhamentos no entorno das escolas públicas municipais, assim como internamente, com mais de uma visita diária.

Também participaram da audiência os vereadores André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena; Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde; Antônio Rafael Morgado (PDT), o Toninho Morgado; Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia; Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG; Artur Takayama (PL); Fábio Diniz (PTB); Max Eleno Benedito (Podemos), o Max do Futebol; Jaime Siunte (PDSB); Lazário Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; Nelson dos Santos (PL), o Nelson do Fadul; Denis Claudio da Silva (União Brasil), o filho do Pedrinho do Mercado; Joaquim Rosa (PL); José Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira; Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho; e Rogerio Castilho (PSB).