Farmacêutico Ricardo Jonsson recebe Medalha Antônio Marques Figueira da Câmara de Suzano

25 de abril de 2024

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, no Plenário da Câmara, estão, da esquerda para a direita: Zenaide, esposa do vereador Jaime Siunte; vereador Jaime Siunte; Ricardo Jonsson, segurando a Medalha Antônio Marques Figueira; e a esposa de Jonsson, Patrícia.

A Câmara de Suzano entregou na noite de ontem (24) a Medalha Antônio Marques Figueira ao farmacêutico Ricardo Jonsson. A homenagem é de autoria do vereador Jaime Siunte (Avante) e foi aprovada por todos os parlamentares.

Siunte contou que fez o curso técnico em Farmácia junto com o homenageado, que assina como farmacêutico responsável dos medicamentos da Sanofi-Medley, empresa em que o homenageado trabalha desde 1999. “Ao longo de 24 anos de empresa, ele teve a oportunidade de atuar em várias áreas e cargos, até assumir a gerência e se tornar farmacêutico responsável, tendo seu nome em todas as embalagens dos medicamentos comercializados pela Sanofi. É um orgulho olhar uma caixinha de Dorflex e estar lá: ‘farmacêutico responsável, Ricardo Jonsson’”, disse.

A sessão solene foi comandada pelo vice-presidente do Legislativo, Marcio Alexandre de Souza (PL), o Marcio Malt. “A homenagem entregue a Ricardo Jonsson é um reconhecimento e uma retribuição a um suzanense que tem uma notória carreira profissional, elevando o nome da nossa cidade para o mundo”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento os vereadores Antonio Rafael Morgado (PSD), o professor Toninho Morgado; Artur Takayama (PL); Lazario Nazare Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; José de Oliveira Lima (MDB), o Zé Oliveira; Marcos Antonio dos Santos (PRD), o Maizena; Max Eleno Benedito (PL), o Max do Futebol; e Pedro Ishi (PL).

O head de Qualidade da Sanofi-Medley, João Serino, destacou em seu discurso que Ricardo Jonsson é um exemplo de ser humano e de profissional. “Todo mundo o elogia na empresa, por ser sempre muito dedicado e comprometido. Foi se aperfeiçoando e hoje tem uma posição de destaque. É um prazer e uma honra estar aqui e poder presenciar essa homenagem”, assinalou.

A farmacêutica e professora do Centro Universitário Braz Cubas, Margareth Cunha, contou que foi professora do homenageado no ensino médio, no curso técnico de Farmácia e na faculdade. “Tenho muito orgulho de ter participado desta trajetória”, disse ela, lembrando que, após a formação universitária de Jonsson, o convidou para ser professor. “Ele é um exemplo de que é possível sair de uma escola pública e chegar a um cargo de destaque numa multinacional”, completou.

A delegada da Seccional de Mogi das Cruzes do Conselho Regional de Farmácia, Aline Palmeiras dos Santos, disse que é um orgulho para os farmacêuticos uma história como a de Ricardo Jonsson. “Ele também é professor e tem uma trajetória que inspira.”

O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) salientou que Ricardo Jonsson é um filho de Suzano: “É alguém que trabalhou e estudou aqui em escola pública. Quando vejo aquela gama de remédios com seu nome, que vai pelos quatro cantos do país e do mundo, tem o seu trabalho, e você conseguiu ajudar a salvar muitas vidas”.

O homenageado destacou a amizade e parceria que tem com o vereador Jaime Siunte desde que trabalharam juntos em uma drogaria, ainda adolescentes. Ele contou que, certa vez, leu a bula da Novalgina e observou que era fabricada em Suzano. “Ali, o meu sonho foi formado, porque eu profetizei para mim mesmo: ‘um dia eu vou trabalhar nessa empresa e o meu nome vai estar nessa caixinha’”, disse. “E depois de tantos anos, tantas lutas e também caminhos que foram abertos, hoje posso dizer que eu alcancei.”