Inauguração da nova sede da Câmara é dia histórico para Suzano

Presidente da Câmara, Denis Claudio da Silva, o filho do Pedrinho do Mercado, durante a inauguração da nova sede da Câmara.
Foto: Ricardo Bittner
A inauguração do Palácio “Deputado José de Souza Candido”, nova sede da Câmara de Suzano, foi um dia histórico para o município. O evento de entrega do prédio reuniu centenas de pessoas no final da tarde desta sexta (16).
Esta é a primeira vez que a Casa de Leis conta uma sede própria, espaçosa e moderna, projetada para garantir mais conforto e comodidade para os funcionários e vereadores e para receber a população. O prédio, construído num terreno de 8.800 metros quadrados, com 4.275,50 metros quadrados de área construída, fica na rua dos Três Poderes, no Centro.
“É um prédio histórico, que traz a representação que a nossa cidade tem”, destacou o prefeito eleito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), que abriu os discursos da cerimônia de inauguração.
O atual prefeito do município, Paulo Tokuzumi (PSDB), disse que o prédio é uma “maravilha arquitetônica” e salientou a figura do ex-vereador e deputado José de Souza Candido, falecido em 2012, que dá nome à nova sede do Legislativo. “Tive a grata satisfação de conviver com ele. ‘Seu Candido’ era uma pessoa muito simples, querida e sempre em defesa da população”, afirmou.
O ex-prefeito Marcelo Candido, filho de José Candido, falou na cerimônia em nome da família, que também estava representada pela viúva do deputado, Laura Lourenço Candido; os filhos Alairton e Adriana Candido; e a neta Renata Rosa. Ele agradeceu a homenagem e ressaltou a beleza arquitetônica do prédio, que passa a ser um novo cartão postal do município.
“Quando meu pai deixou a cidade de Sabino, no interior do Estado, ele não imaginava que teria seu nome perpetuado num edifício dessa magnitude”, disse ele, ao lembrar que José Candido foi o primeiro homem negro a ocupar uma cadeira no Legislativo suzanense e um dos primeiros oriundos da periferia da cidade. “Ele trouxe o compromisso de lutar por essas pessoas todos os dias, e sua influência passou a fazer parte da história deste município”, completou.
O presidente da Câmara de Suzano, Denis Claudio da Silva, o filho do Pedrinho do Mercado (DEM), disse que a inauguração do Palácio Deputado José de Souza Candido marca a “independência” da Casa de Leis. “O Legislativo sempre funcionou em área cedida ou emprestada pelo Executivo. Hoje tenho o prazer de inaugurar a sede própria do Legislativo. Por isso, o dia 16 de dezembro de 2016 entra para a história de Suzano”, falou.
Após o descerramento das placas inaugurais, o pároco da Igreja Matriz São Sebastião, Carmine Mosca, e o pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, Carlos Tavares, deram as bênçãos ecumênicas às novas instalações da Câmara de Suzano.
O evento contou com as presenças dos vereadores André Marcos de Abreu, o Pacola (DEM); Abigail Maria do Carmo (PR); Alonso de Almeida (PT); Ari Serafim Barbosa, o Ari do Posto (PC do B); Bento Moura dos Santos, o Russo (PSDB); Carlos José da Silva, o Carlão da Limpeza (PSDB); Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei (PSD); José Izaqueu Rangel, o Zaqueu Rangel (PSDB); Luiz Carlos da Costa, o Pastor Luiz Carlos (PSC); Marcos Antonio dos Santos, o Maisena Dunga Vans (PTB); Neusa dos Santos Oliveira, a Neusa do Fadul (PSD); Valmir Calixto Damasceno, o Dr. Valmir (PSDB); Vanderli Ferreira Dourado, o Derli do PT; e Walmir Pinto (PDT).
Também participaram da solenidade o chefe de instrução do Tiro de Guerra de Suzano, o subtenente Assuíres da Silva Filho; o major José Carlos Brandão, comandante interino do 32º Batalhão de Polícia Militar; tenente Lucas Mieteli, comandante do 2º Grupamento dos Bombeiros de Suzano; o delegado de polícia Bonaerges Braz de Melo; o conselheiro da Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê (Adrat), Minor Harada; o autor do Hino a Suzano, José de Gouveia; e o arquiteto Elvis José Vieira, um dos autores do projeto arquitetônico da nova sede da Câmara; e os vereadores eleitos para a próxima legislatura Antônio Rafael Morgado, o Professor Toninho (PDT); Gerice Rego Lione (PR); Isaac Lino Monteiro (PSC); Joaquim Rosa (PR); José Alves Pinheiro Neto, o Netinho do Sindicato (PDT); José Carlos de Souza Nascimento, o Zé Pirueiro (PTB); José Silva de Oliveira, o Zé Lagoa (PMDB); Leandro Alves de Faria, o Leandrinho (PR); Lisandro Luís Frederico, o Lisandro da ONG PAS (PSD); e Max Eleno Benedito, o Max do Futebol (PRP); e Rogério Gomes do Nascimento, o Rogério da Van (PRP).