Mulheres integrantes da Patrulha Maria da Penha recebem medalha da Câmara de Suzano

28 de março de 2024

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé no Plenário da Câmara, estão, à frente da Mesa Diretiva, as homenageadas segurando as medalhas recebidas, ladeadas pelo vereador professor Toninho Morgado, além de parentes e amigos. Acima delas, na Mesa Diretiva, estão os demais vereadores e autoridades que participaram do evento.

As guardas civis municipais Jaqueline de Lima Ferreira, Maria Gilcélia Ferreira e Maria Aparecida Alves de Almeida receberam na noite de ontem (27) a Medalha Antônio Marques Figueira. O autor da homenagem é o vereador Antonio Rafael Morgado (PSD), o professor Toninho Morgado.

A sessão solene da Câmara de Suzano foi comandada pelo terceiro secretário do Legislativo, Artur Takayama (PL), e contou com a participação dos parlamentares Pedro Ishi (PL) e Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus. A delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Suzano e Mogi das Cruzes, Silmara Marcelino, e o secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, fizeram parte da mesa de autoridades do evento. A responsável pelo Departamento da Mulher de Suzano, Maria Margarida Mesquita, também participou da solenidade.

Em seu discurso, o professor Toninho explicou que a ideia de homenagear as guardas civis municipais surgiu durante a Caminhada Patrulha Maria da Penha pelo Fim da Violência contra a Mulher, que foi realizada no ano passado. O vereador também falou sobre as outras ações realizadas pela equipe em prol das mulheres de Suzano. “Patrulha Maria da Penha é um diferencial na nossa cidade e que causa um diferencial no Alto Tietê. Quando falamos em Patrulha Maria da Penha, estamos falando de algo que traz mais do que segurança pública. É algo que traz inclusão social, valor à família, valor social e de tantas outras coisas mais”, elogiou o vereador.

O secretário de Segurança Cidadã, que representou o Executivo, agradeceu as três homenageadas por “por integrarem a GCM e pelo trabalho realizado”.

Jaqueline agradeceu o apoio da família, dos demais agentes da GCM e, principalmente, das colegas que também foram homenageadas. “Obrigada, meninas. Pois vocês dividem comigo as alegrias e as angustias do dia a dia de trabalho. Porque não é fácil lidar com mulheres que são expostas à violência e que quase perdem a vida todos os dias”, disse. Maria Aparecida Alves de Almeida também agradeceu a todos e finalizou sua fala com uma frase conhecida na luta contra a violência doméstica: “Em briga de marido e mulher, aqui em
Suzano, a Patrulha Maria da Penha mete a colher.”

O vereador Artur Takayama destacou a atuação da Patrulha Maria da Penha.  “Criada para fazer rondas e acompanhamentos para prevenir a violência doméstica contra as mulheres, a Patrulha Maria da Penha de Suzano se tornou um modelo a ser adotado no Alto Tietê e em diversas outras cidades brasileiras. Só no ano passado, realizou 1.291 monitoramentos, com 811 entradas de medidas protetivas e 21 prisões efetuadas”, disse. “Jaqueline, Gilcélia e Maria Aparecida: vocês são verdadeiras heroínas do nosso município. Parabéns e obrigado por zelarem pela integridade de suzanenses que, infelizmente, muitas vezes vivem com agressores em suas casas e precisam da atuação de vocês para saírem da situação de violência em que estão.”