Novo secretário de Saúde apresenta prestação de contas na Câmara

1 de março de 2024

Descrição da imagem #PraCegoVer: na Mesa Diretiva da Câmara, estão o presidente Joaquim Rosa (à esquerda) e o secretário Diego Ferreira (ao microfone).

O novo secretário de Saúde, Diego Alves Ferreira, iniciou as atividades no comando da pasta realizando uma audiência pública na Câmara de Suzano na tarde de ontem (28).

A audiência, para prestação de contas do último quadrimestre do ano passado, foi comandada pelo presidente da Casa de Leis, Joaquim Rosa (PL), e contou com a participação dos vereadores Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho; Gerice Lione (PL); Artur Takayama (PL); Jaime Siunte (PSDB); Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; e Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado.

Ferreira começou a prestação de contas falando sobre os 55 equipamentos de Saúde da cidade. Deste total, 24 são unidades da Atenção Básica, 20 especialidades médicas e 11 unidades de urgência – emergência hospitalar.

No último quadrimestre do ano passado, a Secretaria de Saúde de Suzano realizou 2.323.844 consultas, cirurgias, exames e outras ações, sendo 29% (675.038) de atendimentos nas unidades de Atenção Básica, 28.9 % (671.159) em especialidades médicas, 35,9% (834.843) na urgência e emergência e 6,1 % (142.804) em serviços hospitalares.

O vereador Jaime Siunte perguntou sobre a vacinação da dengue. Ferreira disse que o total ainda é baixo e que a Prefeitura está realizando ações para aumentar o índice. A vereadora Gerice pediu melhorias na marcação de consultas, questionou sobre falta de medicamentos nas unidades de saúde e também sobre a Santa Casa. O secretário confirmou que o Executivo teve um déficit de abastecimento no Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que foi gerado por um problema de entrega dos fornecedores. Além disso, ele citou a mudança na legislação que trata sobre licitações e que a Prefeitura está se adequando à nova lei.

Já sobre a Santa Casa, ele disse que há um déficit mensal de aproximadamente R$ 1 milhão. O secretário afirmou que o governo estadual não repassa o valor necessário para quitar os procedimentos realizados. “Se a situação atual permanecer, a Santa Casa não aguenta”, afirmou sobre a questão financeira da Santa Casa. Ferreira disse que a Saúde aguarda o pagamento da Tabela SUS Paulista (um complemento aos pagamentos de procedimentos hospitalares e alguns procedimentos ambulatoriais realizados em unidades privadas com ou sem fins lucrativos que prestam serviços pelo SUS).

O vereador Artur Takayama elogiou a gestão do ex-secretário Pedro Ishi e parabenizou o trabalho dos funcionários da pasta. Ele também perguntou sobre a programação da nebulização contra o mosquito da dengue nos bairros da cidade. Ferreira disse que a Vila Amorim será o próximo bairro que receberá a ação. Ele também frisou a importância da ajuda da população em não acumular água parada. O canal para denúncias é o telefone da Ouvidoria Municipal: 0800-774-2007.

O vereador Leandrinho também parabenizou a Secretaria de Saúde e quis saber sobre o Hospital Federal de Suzano. O secretário falou que a construção está 50% concluída. Ele disse que a previsão de entrega da primeira fase da obra é no começo de 2025.

O vereador professor Toninho Morgado desejou boa sorte ao novo secretário e perguntou sobre as unidades de saúde de Palmeiras e a falta de pediatra na região. Ferreira explicou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) vai ser transferida para o prédio do Pronto Atendimento (PA) e que o projeto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já está pronto. Sobre a falta de pediatra, ele falou que haverá um novo chamamento do concurso público para suprir a demanda.

O presidente do Legislativo solicitou que as equipes de saúde na região do Miguel Badra tenham o número completo de profissionais.

Vídeo

O vídeo da audiência pública está disponível no canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) e na página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).