Para atendimentos nos Caps de Suzano, não é preciso agendamento

22 de novembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados na Mesa Diretiva do Plenário da Câmara, estão (da esquerda para a direita) o vereador Rogerio Castilho; o secretário de Saúde Pedro Ishi; a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Carolina Jacob da Costa; e a diretora de Departamento Jurídico da Secretaria de Saúde, Tânia Mara Porfirio.

Para os atendimentos nos quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Suzano não é preciso agendamento. As unidades funcionam de “portas abertas”, isto é, recebem os munícipes sem necessidade de ter horário agendado. Essa informação foi divulgada ontem (21) durante audiência pública, na Câmara de Suzano, que teve a saúde mental do município como tema.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde, Rogerio Castilho (PSB), e teve a participação dos vereadores Lazario Nazare Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; Nelson dos Santos (PL), o Nelson do Fadul; Artur Takayama (PL); e Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena. Os dados da Secretaria de Saúde foram repassados pelo chefe da pasta, Pedro Ishi, e pela coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Carolina Jacob da Costa.

Além do trabalho realizado nos Caps, Suzano conta com psicólogos em todas as unidades de saúde da cidade. Ishi argumentou que houve um aumento “exponencial” da demanda desde 2019. Já a partir de 2021, a administração municipal decidiu realizar ações sistemáticas de prevenção ao suicídio, não só no mês de setembro, em rodas de conversas nas escolas e demais instituições públicas e privadas.

Todos os vereadores que participaram da audiência parabenizaram a equipe da Saúde pelos serviços realizados.