Patrulha Maria da Penha: Em Suzano, quase 200 mulheres são monitoradas

6 de dezembro de 2022


Descrição da Imagem: #PraCegoVer: secretário de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, vereador Jaime Siunte e servidores da pasta. Todos no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano.

 

Segundo informou o secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, a Patrulha Maria da Penha monitora 173 mulheres vítimas que estão em risco de morte.

A Patrulha Maria da Penha também realizou, de agosto a novembro deste ano, 2.271 atendimentos em rondas periódicas, 203 ocorrências a medidas protetivas; e foram efetuadas 4 prisões.

Os dados foram divulgados hoje (6) durante audiência pública para prestação de contas da pasta, na Câmara de Suzano. A atividade foi comandada pelo vereador Jaime Siunte (PSDB) e contou com a presença dos parlamentares Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena; Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG.

Silva explicou que a Guarda Civil Municipal (GCM) conta com um efetivo de 193 guardas civis, que atuam na Defesa Civil; Rondas Ostensivas de Motocicletas (Romo); Rondas Ostensivas Municipal (Romu); Canil; Patrulha Maria da Penha; e Grupamento de Proteção Ambiental (GPA). A GCM conta com 41 viaturas e 196 armamentos.

O secretário falou que de agosto a novembro deste ano, a pasta registrou 316 ocorrências de perturbação de sossego; 61 apreensões de entorpecentes; 53 autos localizados; 16 apreensões de autos e 6 flagrantes de tráfico de entorpecentes.

Nesse período, a GCM apreendeu 2.4 quilos de cocaína; 8.1 quilos de Cannabis Sativa; 4.3 quilos de crack; 3.019 unidades de lança perfume. O total de entorpecentes apreendido foi de 14.8 quilos, o equivalente, de acordo com Silva, a mais de R$ 310 mil em “prejuízo ao tráfico de drogas”.

A GCM apresentou que apreendeu ainda 3 armas de fogo; 5 simulacros; 13 celulares e R$ 4.402,25. “Mais de 90% das ocorrências atendidas pela GCM são originadas na Central de Segurança Integrada (CSI), através do vídeo monitoramento em conjunto com a Central de Comunicação (CCOM-GCM).

O vereador Maizena solicitou a instalação de uma câmera de monitoramento na Estrada do Preju e de uma base da GCM no Miguel Badra. Os parlamentares Lázaro de Jesus e Marcel da ONG questionaram sobre ações para diminuir os roubos de celulares e pessoas em situação de rua.

Silva disse que a pasta trabalha diariamente para aumentar a sensação de segurança da população e frisou que a GCM é qualificada para atuar em ocorrências.

Defesa Civil

A audiência pública abordou o trabalho realizado pela Defesa Civil de Suzano. No período de agosto a dezembro, foram realizadas 246 vistorias de monitoramento em áreas de risco e 226 ocorrências de outras categorias.