Presidente da The Nippon Foundation recebe Título de Cidadão Suzanense
Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, no Plenário da Câmara, vereador Artur Takayama (à esquerda da foto) sorri ao entregar a placa com o Título de Cidadão Suzanense a Takeju Ogata (à direita da foto). Ambus usam terno escuro e gravata.
Foto: Ricardo Bittner
O presidente da The Nippon Foundation, Takeju Ogata, recebeu na noite de sexta-feira passada (15) o Título de Cidadão Suzanense. A maior honraria da cidade foi concedida pelo vereador Artur Takayama (PL) e contou com aprovação de todos os parlamentares. O vídeo desta sessão solene está disponível no canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) e também na página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).
A The Nippon Foundation foi criada em 1962 e tem atuação mundial. Foi a responsável pela doação à Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo para a construção do prédio que abriga a Casa de Repouso Suzano – Ipelândia Home.
A solenidade contou com a participação do secretário de Saúde, Pedro Ishi, que representou a Prefeitura de Suzano; da cônsul-geral adjunta do Japão, Chiho Komuro; do presidente do Enkyo Suzano e da Casa de Repouso Suzano – Ipelândia Home, Kazuo Nakada; do diretor presidente do Enkyo de São Paulo, Paulo Seichiti Saita; e do presidente do Hospital Nipo-Brasileiro, Jun Suzaki, entre outras autoridades.
Responsável pela homenagem, o vereador Artur Takayama reforçou a importância da Casa de Repouso Suzano – Ipelândia Home no desenvolvimento do bairro e também para aumentar o turismo em Suzano. “Desde a construção do primeiro pavilhão da Casa de Repouso Suzano foram abertas oportunidades de emprego na Vila Ipelândia. Com a ampliação da unidade, foram feitas novas contratações. Além dos empregos diretos, abriram-se novos empregos indiretos, movimentando a economia de Suzano, principalmente no entorno da Vila Ipelândia e do Distrito de Palmeiras”, afirmou. “Graças à existência da Casa de Repouso Suzano – Ipelândia Home, hoje estão no calendário oficial da cidade a Festa da Dália e a Festa do Ipê, que todos os anos trazem milhares de visitantes a Suzano”, explicou.
Ishi disse que é uma justa homenagem e que é importante sempre enaltecer pessoas que colaboram com o desenvolvimento de Suzano. Ele também falou sobre o trabalho social realizado pela Casa de Repouso e sobre a influência da colônia japonesa em Suzano.
A cônsul-geral do Japão, Chiho Komuro, falou sobre a imigração japonesa no Brasil e o papel da The Nippon Foundation nessa história. “Gratidão do governo do Japão à The Nippon Foundation e ao presidente Takeju Ogata, por fomentarem, através de seus valiosos trabalhos, o fortalecimento da amizade e cooperação entre os povos brasileiros e japoneses.”
O discurso de Ogata foi traduzido simultaneamente por um intérprete, já que o homenageado não fala português. Ele discursou sobre os desafios enfrentados pelos primeiros imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil no navio Kasato Maru, no porto de Santos. Além disso, Ogata agradeceu a honraria recebida na Câmara de Suzano. “Estou muito agradecido por vocês reconhecerem o trabalho que a The Nippon Foundation tem realizado junto a esta cidade”, argumentou.
Já o presidente da Casa de Leis, Joaquim Rosa, ressaltou a união do Brasil com o Japão, uma parceria que em nosso município dura mais de um século. “Como suzanense e representante do povo de Suzano nesta Casa de Leis, gostaria de expressar nossa enorme gratidão pelo apoio que o senhor e a The Nippon Foundation sempre deram à nossa querida Suzano, que foi e continua sendo construída com a forte presença de japoneses e seus descendentes”, disse.