Profissionais do Ano 2023: conheça os profissionais da área da Educação que serão homenageados pela Câmara de Suzano

10 de novembro de 2023


Descrição da imagem #PraCegoVer: em sentido horário, da esquerda para a direita, estão a educadora Marcia Yoshiko Buto, a diretora Daniele Fonseca, a cozinheira escolar Rita de Cassia Lopes Alvaores e a professora Joelma Rangel de Oliveira.

Fotos: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano realizará, no dia 1º de dezembro, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano 2023”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Entre os 37 homenageados, estão quatro profissionais da área da Educação.

O título de “Cozinheira Escolar” será dado a Rita de Cassia Lopes Alvares. Ela formou-se no Magistério em 1992, mas não seguiu a carreira de professora. “Em 1994, prestei concurso da Prefeitura de Suzano para o cargo de merendeira. Em 1995, assumi”, conta ela, que em fevereiro de 2024 completará 29 anos como cozinheira escolar do município. “Foram muitos desafios que enfrentei, mas o amor pelo que faço me faz uma vencedora”, afirma.

Atualmente, Rita trabalha na Escola Municipal Professora Therezinha Pereira Lima Muzzel: “Lugar onde fui acolhida com muito carinho e estou muito feliz por alimentar nossos alunos e vê-los crescer fortes e saudáveis”.

O título de “Diretora de Escola” de 2023 será para Daniele Cristine Fonseca. Ela nasceu e cresceu em Suzano. Estudou na rede pública estadual e formou-se professora em 2003 pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Cefam) de Suzano. Em 2004, ingressou na Universidade Mogi das Cruzes (UMC), para cursar licenciatura em Química.

lniciou sua carreira profissional lecionando no curso técnico em Química e, em 2009, efetivou-se como professora de Química na rede estadual, atuando até 2002 na Escola Estadual Professora Leda Fernandes Lopes e, atualmente, na Escola Estadual Oswaldo de Oliveira Lima. Também atuou na rede do Serviço Social da Indústria (Sesi), de 2010 a 2017, nas unidades de Poá e Ferraz de Vasconcelos. Ainda trabalhou como professora de Química entre 2014 e 2019 no Colégio Lumbini, em Suzano.

Daniele formou-se em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2016. Em 2019 assumiu um novo desafio: ingressou como diretora na Escola Municipal Professora Véra Lucia Marçal Moretti, uma creche que atende 160 crianças de 0 a 3 anos no Jardim Gardênia Azul. Este ano, a homenageada concluiu o MBA em Gestão Escolar pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Marcia Yoshiko Buto foi indicada para receber o título de “Educadora do Ano”. Ela é formada em Letras – Licenciatura (Português e Inglês) e bacharelada em Tradução pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) – e em Pedagogia e Administração Escolar pela Faculdade Aldeia de Carapicuíba (Falc).

A homenageada é professora de Língua Inglesa na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo há 27 anos. Há 11 anos, dedica-se à formação de professores e coordenadores pedagógicos.

Atualmente, é professora especialista em currículo de Língua Inglesa na Diretoria de Ensino da Região Suzano, atuando como gestora pedagógica, planejando, ministrando e acompanhando ações de formação continuada para os professores e coordenadores, bem como para os professores de Inglês e professores dos idiomas ofertados pelo Centro de Estudo de Línguas (CEL) Raul Brasil.

Márcia ainda possui diversas especializações e é mestranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O título de “Professora Municipal do Ano” será entregue a Joelma Cristine Rangel de Oliveira. A suzanense iniciou sua trajetória na área da Educação com a conclusão do Magistério, em 1994. Dali, seguiu para a faculdade de Pedagogia na Universidade Braz Cubas (UBC) e, depois, para a pós-graduação em Psicopedagogia.

Em 1995, foi professora eventual da rede estadual na Escola Estadual Giovanni Battista Raffo. “Foi um privilégio poder lecionar na mesma escola em que iniciei meus estudos”, diz.

Em março de 1996, assumiu o cargo de professora na Prefeitura de Suzano. Passou por diversas unidades escolares em mais de 25 anos de carreira. “Foram aproximadamente 500 alunos que me ensinaram tanto quanto eu os ensinei”, afirma.

Joelma destaca que se aposenta com a sensação de dever cumprido. “Estou muito feliz em ter escolhido esta profissão.”