Propostas da Guarda Mirim para o município são entregues à Câmara durante o ‘Projeto Vereador Por Um Dia’

22 de novembro de 2016


Paloma Nogueira da Cruz, do partido da Liderança de Suzano, presidiu os trabalhos da mesa diretiva da Câmara. Foto: Ricardo Bittner

Paloma Nogueira da Cruz, do partido da Liderança de Suzano, presidiu os trabalhos da mesa diretiva da Câmara.
Foto: Ricardo Bittner

Uma síntese de propostas para o município desenvolvidas pela 60ª turma do Projeto Voto Consciente da Guarda Mirim de Suzano foi entregue ao presidente da Câmara de Suzano Denis Claudio da Silva, o filho do Pedrinho do Mercado (DEM), durante o “Projeto Vereador Por Um Dia”. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (22), no plenário da Casa de Leis, com a presença de cerca de 190 aspirantes da instituição.

Denis disse que as propostas serão encaminhadas a todos os vereadores. “Vamos analisar item por item o que podemos fazer e o que podemos encaminhar à Prefeitura”, disse.

As sugestões dos aspirantes da Guarda Mirim foram agrupadas nos tópicos Saúde, Emprego e Educação. Entre as propostas, estão a implantação de enfermarias em unidades escolares, reforma de unidades básicas de saúde para oferecer mais recursos e ampliar a rede de atendimento nos bairros e instituir um programa de avaliação dos serviços de saúde pública do município, oferecer nas escolas palestra ou minicurso voltado ao mundo do trabalho, a construção de novas bibliotecas e a implantação de um projeto para aprimorar e acelerar a aprendizagem dos estudantes que seja ministrado por universitários.

Vereador Por Um Dia

Os aspirantes da 60ª turma da Guarda Mirim acompanharam da galeria do plenário da Câmara a posse simbólica dos jovens que foram eleitos prefeito, vice-prefeito e vereadores nesta edição do Projeto Voto Consciente. No plenário, eles assinaram o livro de posse, fizeram o juramento e fizeram o uso da palavra na tribuna.

O aspirante Gabriel Alves da Silva, eleito prefeito no projeto da Guarda Mirim, agradeceu os instrutores da instituição. “Aprendi muita coisa sobre política. Ser prefeito por um dia é demais, uma sensação muito boa”, afirmou.

O vice-prefeito Gustavo Torres dos Reis disse que o projeto o ensinou a ser um cidadão melhor. “A nossa geração vai fazer bom uso do que estamos aprendendo aqui”, declarou.

Eleita vereadora, Patrícia Serafim da Silva elogiou o projeto durante seu discurso. “Tudo o que aprendi foi de extrema importância. Hoje vejo a política com outros olhos e a importância dela para toda a sociedade”, destacou.

Também eleita vereadora, a jovem Larissa Fernanda Souza da Silva fez um discurso emocionado. Após agradecer aos todos os professores da Guarda Mirim e aos instrutores do projeto pelo que aprendeu, destacou a necessidade de os políticos olharem para os cidadãos: “O povo não precisa de muito, mas às vezes quem está aqui se esquece de quem está pedindo esmola na rua”, ressaltou.

Gabrielly Tavares da Silva falou que o projeto é interessante por mostrar ao jovem não somente os problemas do município, mas também a pensar em soluções. “Hoje a gente conhece o que cada um pode fazer por nós”, afirmou.

Vereadora mais votada do Projeto Voto Consciente, a jovem Paloma Nogueira da Cruz, do partido da Liderança de Suzano, presidiu os trabalhos da mesa diretiva da Câmara. “O projeto nos trouxe para a política e mostrou o quanto ela é importante”, completou.

Orgulho

Há 20 anos à frente da Guarda Mirim de Suzano, Natal José Francisco falou do orgulho e da emoção que tem de realizar o Projeto Voto Consciente. Ele acrescentou que o Projeto Voto Consciente é transformador. “Os jovens passam a entender que a política faz parte do dia a dia, mesmo quando estamos dormindo. Tenho certeza de que serão por toda a vida cidadãos melhores e participativos”.

Também estiveram presentes à sessão simbólica do Vereador Por Um Dia os vereadores Abigail Maria do Carmo (PR), Bento Moura dos Santos, o Russo (DEM), e Marco Antônio  dos Santos, o Maizena Dunga Vans (PTB).

O projeto

A Guarda Mirim realiza o Projeto Voto Consciente a cada semestre, com o objetivo de apresentar aos jovens de 15 e 16 anos que participam do curso de Formação Básica a importância das eleições, da democracia e do voto como exercício da cidadania. O processo eleitoral para escolha dos representantes que empossados foi finalizado em 18 de outubro.