Site da Câmara de Suzano é finalista do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

17 de agosto de 2016

A webdesigner da Câmara de Suzano, Taiane Fernandes. Foto: Ricardo Bittner

O site oficial da Câmara de Suzano (www.camarasuzano.sp.gov.br) está entre os finalistas da quarta edição do Todos@Web – Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web. O portal está entre os cinco que passaram pela primeira etapa na categoria “Projetos Web Governamentais”. A cerimônia de premiação será no dia 15 de setembro, no Rio Media Center, o centro de mídia da Prefeitura do Rio, que recebe a imprensa durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Além da Câmara de Suzano, concorrem na categoria Projetos Web Governamentais os portais da Câmara de São José dos Campos (SP), do Dataprev (DF), de Serviços de Vitória (ES) e do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio/RJ).

O site da Câmara de Suzano começou a ser adaptado para pessoas com deficiência em 2015, quando passou por uma significativa mudança de layout, desenvolvida pela webdesigner Taiane Fernandes. As alterações não geraram custos adicionais para a Casa de Leis.

Taiane explica que as mudanças implementadas no portal começaram com o uso correto de padrão web, o que é fundamental para o bom funcionamento do código em leitores de telas. “Foi criada uma barra acessível, contendo: alto contraste, para pessoas com daltonismo; aumento e diminuição de fontes, para pessoas com problemas de visão; acesso das informações por teclado, para pessoas com restrições motoras; e descrição de imagens, para deficientes visuais.”

De acordo com a webdesigner, as mudanças continuam em andamento: “É um processo contínuo”, afirma.

Para Taiane, garantir a acessibilidade na web é extremamente importante nos dias atuais, como forma de romper a barreira do acesso à informação. “A internet no Brasil passou a ser um recurso essencial para educação, emprego, comércio, diversão, interação social. Os sites governamentais também tiveram um grande aumento de acessos”, diz. “Nosso maior objetivo é alcançar e incluir todo cidadão digitalmente, dando igualdade a todos no direito de se informar”, completa.

Sobre o prêmio

O Todos@Web tem como objetivo promover nacionalmente a acessibilidade na web, de forma a conscientizar desenvolvedores e homenagear ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web. A iniciativa é uma parceria entre o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web, por determinação do Comitê Gestor da Internet, o W3C Brasil, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – São Paulo, a Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi), a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação.

Uma pesquisa recente do W3C Brasil aponta que o indicador de conformidade aos padrões de acessibilidade de páginas na web dos órgãos públicos brasileiros alcança a média de 2% do total de mais 6 milhões de páginas analisadas. Estima-se que o indicador para as páginas web do setor privado, ainda em levantamento, seja semelhante ao do setor público. [Com informações do site: http://premio.ceweb.br/]