Suzano: Assistência Social estuda implantação de “Escuta Especializada” para vítimas de abuso sexual

23 de maio de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados na Mesa Diretiva da Câmara estão, da esquerda para a direita, Geraldo Garippo (com microfone na mão), Leandrinho e Regiane Borges, diretora da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, revelou que os Conselhos Tutelares de Suzano poderão contar, ainda neste ano, com a “Escuta Especializada”, feita por profissionais capacitados para evitar a revitimização. O assunto surgiu durante audiência pública realizada ontem (22), na Câmara de Suzano.

Ao ser questionado pelos vereadores sobre a possiblidade da criação do terceiro Conselho Tutelar de Suzano, o secretário Geraldo Garippo, explicou que concorda com a ideia, mas que para isso acontecer, há a necessidade de um alto investimento. Sendo assim, ele prefere melhorar o atendimento nas duas unidades que já existem, do Centro e da região Norte da cidade.

O secretário informou ainda que a “Escuta Especializada” é um procedimento para atender crianças que sofreram abuso sexual e precisam ser ouvidas por um grupo especifico de profissionais. “A gente não tem este serviço implantado hoje. Eles são atendidos na Saúde, são atendidos às vezes na Assistência. Nós temos que criar uma porta de entrada única para que a criança seja ouvida apenas uma vez. Para que ela não tem que ficar repetindo o episódio para vários profissionais”, disse.

A audiência pública foi comandada pelo vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, que é o presidente da Comissão Permanente de Política Social da Casa de Leis.

Também participaram da audiência os vereadores Artur Takayama (PL); Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena; José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira; Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; e Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG.