Tempestades pautam sessão da Câmara de Suzano

14 de março de 2023

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: vereadores no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano.

As fortes tempestades que atingiram a cidade na última sexta-feira (10) pautaram a sessão ordinária de hoje (14) da Câmara de Suzano. Essa sessão estava prevista para a semana passada. O adiamento foi necessário porque o prédio do Legislativo ficou sem energia elétrica entre o final da tarde da quarta-feira passada e o início da noite de quinta-feira (9), por conta da interrupção da distribuição energia que foi causada pela queda de um muro na rua Paraná, no dia 8, afetando a rede de energia elétrica e de telefonia em todo o entorno da Casa de Leis.

Foram aprovadas duas moções sobre as tempestades: uma de aplauso, de autoria da vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, destinada ao prefeito Rodrigo Kenji de Souza Ashiuchi e toda sua equipe, de secretários, diretores, assessores, funcionários da prefeitura, “por atenderem de prontidão as inúmeras famílias, dos 12 bairros atingidos pelas fortes chuvas, na última sexta-feira (10), neste município”, e uma de apelo, de autoria do vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, que solicita ao prefeito a concessão da remissão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos imóveis que foram atingidos por enchentes e alagamentos causados pelas chuvas ocorridas nos últimos dias.

Ele também pede a disponibilização de ferramentas virtuais (site e aplicativo) para que o cidadão possa acessar as informações pertinentes e formalizar o pedido de remissão na forma da Lei, e ainda, que um setor administrativo fique disponível para atendimento presencial da população decorrente dos danos causados pelos alagamentos e enchentes.

O projeto de lei, de autoria do vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, que tratava da criação de vagas de estacionamento para pessoa com transtorno do espectro autista (TEA) na cidade, foi retirado da votação a pedido do parlamentar.

O vereador José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira, falou que outras cidades da região também foram atingidas pelas tempestades. Ele ressaltou as doações que foram realizadas para as pessoas mais prejudicadas.

O vereador Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei, destacou o trabalho dos secretários de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, e de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, para amenizar os problemas da cidade após as chuvas.

O vereador Maizena relatou o empenho dos vereadores em ajudar a população atingida pelas tempestades e reforçou a necessidade de novas doações.

Na sessão ordinária de amanhã (15), será votado pela Câmara o projeto de lei que torna obrigatória a fixação de cartazes explicativos que demonstrem a aplicação da manobra de Heimlich em restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação de shopping centers e estabelecimentos similares. A proposta de legislação é de autoria do vereador Maizena.

Internet

Todas as sessões da Câmara de Suzano são abertas ao público (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista). Elas também podem ser acompanhadas pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).