Vereadores de Suzano cobram melhor atendimento da EDP

15 de dezembro de 2023

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: Representantes da EDP, da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos e o vereador Jaime Siunte. Todos estão sentados atrás da Mesa Diretiva da Câmara de Suzano.

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A audiência pública realizada na noite de ontem (14) na Câmara de Suzano para prestação de contas referente ao serviço de fornecimento/distribuição de energia pública, ausência de trabalho preventivo nas linhas de transmissão e trabalho de poda entre a linha viva deixou bem claro que os vereadores não estão satisfeitos com os serviços prestados pela EDP. Todos os parlamentares que participaram da atividade criticaram o desempenho da concessionária em Suzano e exigiram melhorias.

A audiência foi realizada pela Comissão Permanente de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara de Suzano, que tem como presidente o vereador Jaime Siunte (PSDB); como relator o parlamentar Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG; e como membro o vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado. Também participaram os vereadores Artur Takayama (PL); Lazario Nazare Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; Marcio Malt (PL); e José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira.

Estavam presentes ainda o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, funcionários da administração municipal e da EDP.

Os vereadores criticaram por diversas vezes o atendimento prestado pela empresa no dia 3 de novembro. Nessa data, uma forte chuva castigou a cidade e causou vários danos na rede elétrica. Em alguns bairros de Suzano, o reestabelecimento da energia aconteceu após 40 horas. Eles também reclamaram da demora do atendimento nas solicitações de podas de árvores, sobre a Contribuição da Iluminação Pública (CIP) e melhorias para a região do Distrito de Palmeiras.

Os representantes da EDP explicaram que o fato registrado em novembro foi um evento climático de grande proporção, o que fugiu da realidade da empresa não somente em Suzano, mas em diversos municípios. Eles frisaram que na cidade de São Paulo, por exemplo, o reestabelecimento aconteceu após quatro dias em algumas regiões. Sobre a demora do atendimento das solicitações de poda, a empresa se comprometeu a estudar uma forma de agilizar as demandas e ressaltou que há uma funcionária indicada para receber as solicitações dos vereadores.

A EDP também explicou que há uma ordem de priorização de atendimentos. Nesse procedimento, os casos que envolvem risco a vida estão em primeiro lugar. Sobre a CIP, a concessionária argumentou que a taxa é referente ao uso da iluminação pública em toda a cidade (como as luzes de uma praça pública, por exemplo), não apenas nos postes da rua do cliente da EDP.

Participação

A pedido do vereador Marcio Malt, o público que estava assistindo a audiência pública pode fazer perguntas aos funcionários da EDP. Foram selecionadas pessoas de bairros diferentes de Suzano. Os temas discutidos foram o valor da conta de energia elétrica, medição remota, prioridade de atendimento para pessoas que utilizam equipamentos de respiração e podas de árvores.