Vereadores de Suzano votam amanhã (30) projeto que institui o Guard no município

29 de maio de 2018


Audiência Saúde 1quad 29-5-18 004 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados na mesa diretiva da Câmara, da esquerda para a direita, o presidente da Casa, Leandrinho; o secretário de Saúde, Luís Cláudio Guillaumon; e a diretora técnica da Saúde, Tânia Mara Porfírio Santos. Foto: Ricardo Bittner.

Os vereadores de Suzano votam na sessão de amanhã (30), a partir das 18 horas, projeto de lei que institui no município o Grupo Unido de Ação de Resistência às Drogas (Guard). A propositura é de autoria da parlamentar Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia.

De acordo com o projeto, o Guard tem por objetivo prevenir o uso de drogas e a violência entre as crianças do Ensino Fundamental, “elevando a autoestima e desenvolvendo a criatividade, além de técnicas de autocontrole e resistência às influências negativas”. A propositura prevê que o grupo seja composto preferencialmente por guardas civis municipais treinados e seja coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã.

Na justificativa do projeto, a vereadora explica que o Guard é um programa preventivo, desenvolvido em cooperação com a escola e a família. “Por meio de atividades educativas e interativas, o instrutor GCM promove ações de prevenção, bem como repassa e exercita princípios de cidadania e de qualidade de vida, cumprindo sua missão constitucional em bem servir e proteger a comunidade”.

Ela informa que o Guard surgiu na cidade de Guarulhos em 2006, e depois foi adotado em cidades paulistas como Itaquaquecetuba, Cajamar, Rio Claro e Sorocaba. Em Suzano, o projeto-piloto foi iniciado em março de 2017, na Emef “Prof. Damásio Ferreira dos Santos”, formando 54 alunos.

Gerice Lione também detalha na justificativa do projeto que as escolas municipais “Profa. Therezinha Pereira Lima Muzel”, no Jardim São José, e “Prof. Ruy Ferreira Guimarães”, no Jardim São Bernardino, os alunos tiveram dois meses e meio de curso, recebendo orientações quanto à valorização da cidadania, ao perigo de se expor às drogas e à importância de se manter longe do tráfico de entorpecentes e da criminalidade.

“Nossa proposta tem por escopo permitir o estabelecimento de uma política governamental para a realização de ações sociais dessa natureza, destinando recursos orçamentários permanentes para maior abrangência deste importantíssimo programa preventivo”, revela a vereadora.

Audiência pública da saúde

Na tarde de hoje (29), a Câmara de Suzano recebeu audiência pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde referente ao 1º quadrimestre do ano. O titular da pasta, Luís Cláudio Rocha Guillaumon, apresentou os dados aos vereadores presentes.

O presidente da Casa de Leis, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, comandou a audiência, que também contou com a presença dos vereadores Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado; Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia; Jaime Siunte (PTB); Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul; e Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van.

Os parlamentares questionaram o secretário sobre a demora para a realização de exames e cirurgias, a realização de concurso para médicos de algumas especialidades para suprir a demanda existente em unidades de saúde do município e o atendimento hostil de funcionários presenciado em visitas realizadas às UBSs.

Guillaumon respondeu aos questionamentos e ressaltou a prioridade de investir na prevenção de doenças. “Isso tem a ver com saúde preventiva e medicina moderna”, frisou.

De acordo com os dados apresentados, a produção na rede municipal de saúde foi de 1,7 milhão de atendimentos no primeiro quadrimestre do ano, na Atenção Básica, Média Complexidade, Alta Complexidade e Hospitalar.