Vereadores se manifestam contra reforma da Previdência na Câmara de Suzano

Professor Edirlei teve aprovada em caráter de urgência uma moção de apelo solicitando a manutenção do direito de aposentadoria especial em benefício dos profissionais de ensino.
Foto: Ricardo Bittner
Os vereadores Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei; Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado; e Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans, manifestaram-se na sessão da Câmara de Suzano desta quarta-feira (15) contra a reforma da Previdência, proposta pelo governo federal, que foi alvo de protestos em todo o País durante o dia de hoje.
O professor Edirlei teve aprovada em caráter de urgência uma moção de apelo que será enviada à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, solicitando a manutenção do direito de aposentadoria especial em benefício dos profissionais de ensino. “É uma injustiça, para não dizer uma crueldade, fazer com que o trabalhador tenha 49 anos de tempo de serviço para aposentar, sabendo que há profissões que exigem mais que outras”, disse o parlamentar.
Ele citou que há regiões, como o bairro paulistano de Capão Redondo, em que a expectativa de vida é de 55 anos. “Com a reforma da Previdência, querem elevar a idade mínima de aposentadoria para 65 anos. Conclusão: boa parte da população não irá se aposentar. Muitos irão morrer sem ter aposentadoria”, alertou.
Professor Edirlei também criticou o fato de a reforma igualar a idade mínima de aposentadoria para mulheres e homens, sem levar em conta que as mulheres têm jornada dupla ou tripla de trabalho, muitas vezes acumulando o emprego com tarefas domésticas e o cuidado com os filhos.

Vereador Maizena Dunga Vans deu os parabéns ao professor Edirlei pela moção de apelo aos deputados e senadores.
Foto: Ricardo Bittner
Em aparte, o vereador Maizena Dunga Vans deu os parabéns ao professor Edirlei pela moção de apelo aos deputados e senadores. “Temos que ir para cima e cobrar nossos deputados em Brasília”, declarou.
O professor Toninho Morgado também elogiou a iniciativa do professor Edirlei e fez uma reflexão sobre o tema. “Hoje, grande parte dos trabalhadores conscientes está fazendo a manifestação pública contra a reforma da Previdência, que reduz os direitos dos trabalhadores”, afirmou ele, que também disse repudiar a proposta de igualar a idade de aposentadoria para homens e mulheres. “As pessoas passam a vida toda trabalhando e deixando filhos e família de lado. Quando chega a hora de se aposentar, esse direito é amputado, cortado. Por isso, precisamos ir à luta e não esmorecer”, completou.

Professor Toninho Morgado elogiou a iniciativa do professor Edirlei e fez uma reflexão sobre o tema.
Foto: Ricardo Bittner
Enchentes
A sessão desta quarta também foi marcada por moções de aplauso pela atuação de órgãos municipais e estaduais no atendimento imediato às vítimas de enchente, que atingiu diversos bairros de Suzano depois da forte chuva do final da tarde de terça-feira (14). A vereadora Gerice Rego Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, teve aprovadas cinco moções de aplauso sobre o tema.
A parlamentar parabenizou a dirigente regional de ensino, Vera Lúcia Miranda, por disponibilizar o espaço físico e os funcionários da escola estadual Professora Jussara Feitosa Domschke para colaborar com a ação de mobilização de apoio aos desabrigados da enchente. Também apresentou moções de aplauso ao Corpo de Bombeiros, à Defesa Civil e à Guarda Civil, que atuaram em inúmeras ações realizadas ao mesmo tempo durante a enchente de ontem no resgate às vítimas em diversos bairros de Suzano.
A vereadora ainda homenageou com uma moção de aplauso a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Antoniassi dos Santos Ashiuchi, “pelo trabalho social e por estar de prontidão no atendimento às famílias vitimadas das enchentes da forte chuva ocorrida ontem em nossa cidade”. Em outra moção de aplauso, a parlamentar destacou a atuação do prefeito Rodrigo Ashiuchi e (PR) e dos funcionários da prefeitura, por acompanharem o salvamento e acolhimento com as famílias atingidas pelas enchentes.
O vereador Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, também teve aprovada moção de aplauso aos profissionais que trabalharam no resgate às vitimas da enchente. O parlamentar Lisandro Frederico (PSD) ainda teve aprovada na sessão uma indicação que solicita ao prefeito de Suzano que apresente projeto de Lei para conceder auxílio financeiro às famílias atingidas pelas enchentes e alagamentos. A indicação considera “a recorrência de episódios de enchentes, que ocasionam prejuízos materiais aos munícipes de Suzano, que por sua vez terão dificuldades de recuperar seu patrimônio de primeira necessidade e a sua subsistência”.
Outra moção de aplauso aprovada na sessão é de autoria do vereador Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado, pela eleição, na data de hoje (15), do deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM) como segundo secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Já o parlamentar Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van, teve aprovada na sessão moção de aplauso para o Tiro de Guerra de Suzano, pela realização da cerimônia de formatura de matrícula dos novos atiradores.
Projeto de lei
O vereador José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro, teve aprovado, em regime de urgência, projeto de Lei que altera a Lei Municipal 4.201/2007, que dispõe sobre o serviço complementar de transporte coletivo de passageiros no município. A propositura prevê, nos casos de falecimento do permissionário, a sucessão legal do direito da outorga permissionária.
CIP
O vereador Alceu Matias Cardoso (PRB), o pastor Alceu Cardoso, aprovou na sessão um requerimento que solicita ao Executivo informações sobre a arrecadação da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). “O que pedimos é para que o prefeito nos informe o quanto arrecadou e o quanto foi investido, ou seja, o que está sendo feito”, explicou ele na Tribuna.
Pesar
Os vereadores também fizeram um minuto de silêncio em memória de Marcelo José da Silva, Valdecir Rocha, Edlacir Alex da Silva, Julio Cesar Tavares de Oliveira, Veronica de Cássia Faria e Severina Luiza da Silva.