10 de setembro, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

10 de setembro de 2018

Descrição da imagem #PraCegoVer: cartaz com uma silhueta, em preto, de uma pessoa com os braços abertos, sobrepondo-se a um laço amarelo, que é o símbolo do Setembro Amarelo. Na lateral direita do cartaz, está o texto: “10 de Setembro, Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Falar é a melhor solução”. Na parte inferior, há o brasão do município e os dizeres “Câmara de Suzano”.

Dia 10 de setembro é o #DiaMundialDaPrevençãoDoSuicídio. Em Suzano, temos a Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio “Setembro Amarelo”, instituída no ano passado pela lei municipal 5.104, de autoria do vereador Max Eleno Benedito (PRP), o Max do Futebol, e aprovada pela #CâmaraSuzano.

A legislação define que a campanha tenha “o intuito de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil a respeito da prevenção ao suicídio”. A proposta é que, no mês de setembro, sejam realizados fóruns de debates, palestras, seminários e divulgação de material informativo impresso ou audiovisual, entre outras ações de conscientização em espaços públicos, podendo contar com a participação voluntária de profissionais de medicina, psicologia, psiquiatria, serviço social, segurança comunitária e educação, entre outras áreas do poder público, instituições públicas e privadas e a população em geral.

O suicídio é um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos. Evitar o assunto e tratá-lo como tabu só contribui para o aumento de casos, porque muitas pessoas não sabem como procurar ajuda. O #SetembroAmarelo é um movimento mundial para conscientizar a população sobre o suicídio e para mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde. O Centro de Valorização da Vida (#CVV) atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962. Para entrar em contato e pedir ajuda, ligue 188. [Com informações do site  www.cvv.org.br]