19 de maio, Dia Municipal de Doação de Leite Humano

18 de maio de 2018

Dia_Doação_Leite_Materno

Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto de um vidro de leite com tampa de plástico vermelha com os dizeres, em vermelho: “Doe leite materno”.

Desde 2016, está em vigor no município lei de autoria da ex-vereadora Abigail Maria do Carmo que institui o Dia Municipal de Doação de Leite Humano, com o objetivo de estimular em Suzano a doação de leite materno.

A doação de leite materno pode beneficiar bebês em unidades de terapia intensiva (UTIs) e contribuir para o abastecimento de bancos de leite. De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação é a forma de proteção mais eficaz para a redução da mortalidade infantil, pois permite grande impacto na saúde da criança, diminuindo a ocorrência de diarreias e infecções, principais causas de morte em recém-nascidos.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que os bebês se alimentem exclusivamente de leite materno até os seis meses de vida, e continuem sendo amamentados, junto a uma alimentação saudável, até os 2 anos ou mais. Também está em vigor, desde 2015, lei federal que instituiu no calendário nacional o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, também comemorado em 19 de maio.