Vereador Leandrinho é mediador de parceria na área da saúde entre prefeitura e laboratório

21 de março de 2017

Primeira-dama Larissa Ashiuchi e vereador Leandrinho durante reunião no Aché Laboratório. Foto: AI Vereador Leandrinho

Foto: AI Vereador Leandrinho

O vereador Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, participou na manhã de hoje (21) de reunião com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi, no Aché Laboratório Farmacêutico, em Guarulhos, para celebrar uma parceria na área da saúde. O objetivo é o de identificar doenças cardiometabólicas, como hipertensão, diabetes e colesterol, em funcionários públicos municipais. O programa terá início dentro das festividades de aniversário da cidade, no dia 7 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde.

“Conhecemos os projetos sociais da empresa, bem como a parceria que desenvolvem com os funcionários”, informou o vereador.

O parlamentar vem intermediando o contato com a empresa desde o início do seu mandato, quando levou a proposta de parceria da empresa ao conhecimento do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR). A forma de atendimento aos funcionários será definida pela Secretaria de Administração, por meio da Diretoria de Recursos Humanos. “A ideia é que os funcionários do Executivo e do Legislativo de Suzano façam teste de glicemia e de aferição de pressão arterial. Caso sejam diagnosticados problemas de saúde, os servidores passarão por um médico contratado pelo laboratório para tratamento por dois meses. Além disso, se precisarem de medicamentos, serão cadastrados para compra com descontos. O custo da prefeitura será zero”, ressalta Leandrinho.

Para o parlamentar, a parceria é também um investimento na saúde preventiva dos funcionários públicos municipais, reduzindo as chances de problemas crônicos. “Isso evita que o servidor se afaste do trabalho”, exemplifica o vereador. “Existe ainda a possibilidade de ampliarmos o programa para os policiais militares do município”, completa.

Projeto piloto

Na ocasião em que esteve em Suzano, no início de fevereiro, o gerente distrital do Aché, João Bosco Mesquita de Andrade disse que esta será a primeira vez que o laboratório realizará o projeto em parceria com o poder púbico. “Estamos começando a desenvolver este trabalho com empresas e, aproveitando esta visão de gestor do prefeito de Suzano, expusemos o programa com a proposta de fazer um projeto piloto em órgão público”.

Além de Andrade, a primeira-dama e o vereador Leandrinho foram recebidos na sede do Aché pela diretora de Comunicação do laboratório, Márcia Tedesco, e pela coordenadora social de Sustentabilidade, Iara Barbieri Borges Pinto.

Nova parceria

Leandrinho também informou que, durante a visita ao Aché, foi entregue um ofício à diretora de Comunicação do laboratório solicitando o fornecimento de medicamentos para a rede pública de saúde de Suzano, a exemplo do que foi feito com a Prefeitura de São Paulo. De acordo com o vereador, a proposta será analisada pela empresa.