Vereadora Gerice reivindica segurança para entorno do Rodoanel

23 de março de 2017

Vereadora Gerice Lione com o diretor geral da Artesp, Giovanne Pengue Filho, e o deputado estadual André do Prado, em reunião na Artesp

A vereadora Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, solicitou à Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) melhorias para as áreas que estão no entorno do Rodoanel em Suzano, em especial os bairros Jardim Monte Cristo e Suzanópolis. O pedido foi feito diretamente ao diretor geral da Artesp, Giovanne Pengue Filho, durante reunião na manhã de hoje (23), que contou com a presença do deputado estadual André do Prado (PR) e o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR). O assessor especial da Secretaria de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, o Prefeito da Academia, acompanhou o encontro.

Gerice explicou que a obra do Rodoanel deixou um “lastro de destruição” na cidade e que a população dos bairros Jardim Monte Cristo e Suzanópolis está sofrendo com isso. A parlamentar ressaltou que há grande acúmulo de lixo, tráfico de drogas e prostituição, sobretudo na altura da avenida Brasil e nas ruas Turmalina e Prata. “Também há a necessidade de iluminar essa região e melhorar a segurança”, ressaltou Gerice.

Pengue Filho disse que enviará as solicitações para análise e adiantou que o Executivo pode solicitar autorização para ocupar a faixa de domínio da Artesp (área embaixo do Rodoanel). O prefeito adiantou que a administração municipal tem interesse em utilizar este espaço para criar opções de lazer e cultura à população.

Gerice também tratou sobre alguns casos de famílias que foram desapropriadas para esta construção e que até o momento não receberam o pagamento. A Artesp se comprometeu a verificar e retornar à vereadora.

Alça de acesso

Ainda durante a reunião, foi debatida a possibilidade de construir a alça de acesso ao Rodoanel seguindo o projeto original da obra, ou seja, na rodovia Henrique Enroles (SP-66), e não mais na estrada dos Fernandes. Isso porque, para conceder a licença ambiental que está faltando para a construção, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) exigiu melhorias efetivas na estrada dos Fernandes. Segundo explicou Pengue Filho, atualmente não há verba para executar isso. “A estrada dos Fernandes não será duplicada e não há previsão para que isso aconteça”, revelou.

Além disso, Ashiuchi argumentou que caso essa alça de acesso seja construída, “vai destruir a cidade”. “Para que isso não aconteça, a cidade vai precisar da duplicação da estrada dos Fernandes, do prolongamento da rua Roberto Simonsen e a construção do viaduto pela MRS Logística e não temos garantia que todos estes investimentos vão ser realidade”, comentou.

Ficou decidido que o Executivo estudará a possibilidade de solicitar a alteração da alça de acesso e até mesmo a realização de audiências públicas para que a decisão seja compartilhada com os moradores da cidade. “Suzano tem que decidir pelo o que é melhor para o município. Assim que isso acontecer, vamos conversar com o governador (Geraldo Alckmin) e iniciar a negociação”, disse o deputado André do Prado.