Vereador Prof. Toninho Morgado reúne moradores para tratar de melhorias para o Recanto São José e bairros vizinhos

28 de março de 2017

Vereador professor Toninho durante reunião com moradores no Recanto São José. Foto: Ricardo Bittner

Vereador professor Toninho durante reunião com moradores no Recanto São José.

O vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, reuniu no final da tarde de hoje (28) moradores do Recanto São José, Jardim Ana Rosa e outros bairros do distrito de Palmeiras para discutir melhorias e definir encaminhamentos em conjunto com a prefeitura.

A principal solicitação era a realização de obras emergenciais na rua Nhonho de Lima, que abriga a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Brasílio Ribeiro, local em que foi realizada a reunião, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Sonia Regina Alonso Ostermayer. Segundo relatos dos pais e mães presentes, a via fica intransitável para pedestres e veículos quando chove. “Mães e pais me enviaram fotos da rua em dias de chuva, quando ninguém consegue entrar, nem sair aqui”, disse professor Toninho Morgado.

Os moradores também entregaram um abaixo-assinado, endereçado ao prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), solicitando serviços de manutenção e soluções definitivas para problemas viários no bairro que dificultam a locomoção da população.

O secretário de Governo, Rosenil Barros Órfão, afirmou que retornará ao bairro no final de abril para apresentar um planejamento de obras de infraestrutura e pavimentação, levando em conta as demandas e sugestões apresentadas na reunião. “Palmeiras é uma prioridade para o prefeito. Precisamos analisar o orçamento e o quanto poderemos investir, mas já saímos daqui com a missão de solucionar os problemas o mais rápido possível”, afirmou.

Quanto aos serviços emergenciais, para amenizar os problemas ocasionados com as chuvas, o diretor de Manutenção da Secretaria de Obras, Manutenção e Infraestrutura, Samuel de Oliveira, disse que fará um estudo nos próximos dias. “Vamos voltar aqui na próxima semana com engenheiros da prefeitura e verificar o que é possível fazer de forma imediata.” O diretor da Regional de Palmeiras, o ex-vereador Luiz Carlos Geraldo, o professor Luizinho, também participou da reunião.

Ônibus escolar

Embora não fosse tema da reunião, algumas mães e pais de alunos residentes no Jardim Ana Rosa questionaram sobre o transporte escolar neste ano letivo, por residirem a menos de dois quilômetros das duas escolas municipais. O vereador havia realizado um encontro, no dia 22 de fevereiro, com cerca de 40 pessoas. Na ocasião, o secretário de Educação, Nazih Youssef Franciss, havia se comprometido a estudar a questão e apresentar uma resposta à comunidade, já que a quilometragem mínima é determinada por uma lei estadual, e há exceções em casos de barreiras físicas e de moradias em zonas rurais. Representando o secretário de Educação, o assistente técnico de ensino Alexandre Miranda falou sobre o assunto.

“A forma como era feito o transporte anteriormente era irregular. Para atender aos filhos de vocês dentro da legalidade, o prefeito atual precisou criar uma regulamentação, a partir dos argumentos que vocês apresentaram”, explicou professor Toninho. “Estamos caminhando para a conclusão deste problema”.