Câmara de Suzano sedia “Projeto Vereador por um Dia” nesta quarta (24)

22 de maio de 2017


GMS Vereador por um dia 001 - Ricardo Bittner

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A Câmara de Suzano receberá nesta quarta-feira (24), às 9 horas, 176 aspirantes da 61ª turma da Guarda Mirim para a realização do “Projeto Vereador por um Dia”. No evento, serão empossados no plenário aqueles que foram escolhidos como prefeito, vice-prefeito e vereadores pela instituição.

O aspirante Will Farias de Oliveira, do Partido Nacional Democrático Socialista, foi eleito prefeito juntamente à sua vice-prefeita, Yasmin Gomes de Souza, do mesmo partido. A chapa obteve 73 votos.

Como vereadores foram eleitos Lucas Rodrigues Couto, do Partido Suzanense Revolucionário (68 votos); Lincoln Rodrigues, do Partido Nacional Democrático Socialista (18 votos); Nathally Nisiyamamoto, do Partido do Desenvolvimento Societário (6 votos); e Matheus Wilson Pereira dos Santos, do Partido da Revolução  Juvenil (4 votos).

Os adolescentes também entregarão aos vereadores uma síntese das melhores propostas para o município, As proposituras foram elaboradas por eles durante o processo eleitoral realizado pela entidade, que foi finalizado em 20 de abril.

Projeto

A Guarda Mirim realiza o “Projeto Voto Consciente” a cada semestre, visando apresentar àqueles que participam do curso de formação básica a importância das eleições, da democracia e do voto como exercício da cidadania. Dessa forma, simulam as eleições municipais, com o objetivo de trazer à tona uma reflexão sobre as propostas que podem melhorar a cidade.

Durante o projeto, que tem duração de cerca de um mês, os adolescentes participam de um curso de iniciação política por meio de parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil. Neste semestre, as aulas foram ministradas por Humberto Dantas, Mônica Sodré e Samuel Oliveira.

Eles montam partidos, constituem coligações, realizam debates sobre as propostas de governo, lançam candidatura, organizam campanhas, criam o Código Eleitoral (que é constituído pela própria turma), votam e apuram os votos.