Comissão de Saúde cobra melhorias no atendimento das unidades básicas

30 de maio de 2017

Audiência Prestação Saúde 30-5-17 005 - Ricardo Bittner

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Suzano enviará ao secretário Luis Cláudio Rocha Guillaumon um oficio formalizando o pedido de melhorias no atendimento nas unidades básicas da cidade.

Na audiência da pasta realizada na manhã de hoje (30) vários vereadores revelaram que estão recebendo muitas reclamações sobre o atendimento prestado nas recepções das unidades. Participaram da ação: o presidente da Casa de Leis, José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel; Joaquim Rosa (PR); Edimilson Tavares de Assis (PDT), o Edimilson Pau no Gato; Lisandro Frederico (PSD); André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola; Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van; Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia; José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro; Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul e Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado.

A Comissão de Saúde é presidida pela parlamentar Gerice, e conta também com a participação dos parlamentares o Zé Pirueiro, como relator, e Carlos José da Silva (PSDB), o Carlão da Limpeza, que é o membro do grupo. “Vamos fazer um documento oficializando a situação e esperamos retorno da pasta”, adiantou Gerice.

Questionamentos

Além desse assunto, os vereadores fizeram vários questionamentos ao secretário. Entre eles: Vacinas para idosos; taxa de natalidade na Santa Casa; contratação de médicos; fechamento das Farmácias Populares; situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista; demora para a realização de exames e atendimento aos usuários de drogas.

Guillaumon explicou que a administração municipal está finalizando a estrutura do processo seletivo para a contratação de médicos. Sobre o fechamento das Farmácias Populares, o chefe da pasta explicou que está planejando oferecer, principalmente na região de Palmeiras, o serviço equivalente no Pronto Atendimento (PA) da região. Ele adiantou que também está em seus planos o serviço com horário ampliado.

Em relação à queixa sobre a demora na realização de exames, Guillaumon ressaltou que “herdou” vários pedidos médicos já atrasados da gestão anterior e que há uma equipe médica no setor de Regulação fazendo uma nova triagem destes exames. Já em resposta a pergunta sobre o atendimento aos usuários de drogas, o médico disse que a cidade conta com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) e que a pasta pretende oferecer este atendimento 24 horas em breve.

Agenda

Amanhã, a Câmara de Suzano sediará a segunda audiência pública desta semana, às 14 horas. O objetivo será demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2017. A ação será feita pela Secretaria Planejamento e Finanças, que é comandada por Itamar Corrêa Viana. Já a terceira e última audiência desta semana será na quinta-feira (1) e terá como tema as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária (LDO) de 2018, a partir das 9 horas.