?Prefeitura economizará R$ 600 mil por ano com mudança da Câmara de Suzano

31 de maio de 2017

Audiência Prestação Finanças 31-5-17 002 - Ricardo Bittner

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A Prefeitura de Suzano economizará, por ano, aproximadamente R$ 600 mil após a mudança da Câmara para a nova sede. Isso acontecerá porque a administração municipal fará um remanejamento de endereço de secretarias e o valor pago anualmente por alugueis será reduzido.

Essa informação foi repassada na tarde de hoje (31) pelo secretário de Planejamento e Finanças, Itamar Corrêa Viana, durante audiência pública da pasta. Segundo ele, onde atualmente estão instalados os gabinetes dos vereadores passará a funcionar o Departamento de Receita da administração municipal. “É um trabalho em conjunto que a cidade será a maior beneficiada”, analisou o presidente da Casa, José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel. Estavam presentes os seguintes vereadores: Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans; Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul; Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van; Lisandro Frederico (PSD); Joaquim Rosa (PR); André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola; José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro e Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado.

Os parlamentares questionaram o secretário sobre o “Programa de recuperação e estímulo ao pagamento de débitos fiscais” (Refis); regularização fundiária; terrenos públicos; entre outros assuntos. Correa revelou que a intenção da pasta é que o Refis seja realizado apenas neste ano. De acordo com ele, a decisão é para “acabar com a cultura de não pagamento das dividas municipais”. Ele ainda informou que o Refis será iniciado no dia 3 de julho e encerrado em 15 de dezembro.

Economia

O Legislativo suzanense também tomou algumas medidas para economizar dinheiro público. A ação que economizará maior quantia nos cofres públicos diz respeito ao cancelamento do contrato firmado entre a Casa de Leis com um escritório de assessoria jurídica de São Paulo. O valor era de R$ 216 mil ao ano. Outra decisão da Mesa Diretiva foi a não renovação da locação do prédio que há anos era utilizado como garagem dos carros oficiais dos parlamentares. O valor de R$ 94 mil não será mais debitado das contas do Legislativo, já que os automóveis serão transferidos para a nova sede da Câmara, que conta com espaço adequado para todos os veículos. A terceira medida tomada pela Mesa Diretiva está relacionada com a redução do número de vereadores. Até ano passado, a Casa contava com 21 parlamentares. A partir desta legislatura, Suzano conta com 19 vereadores. Sendo assim, o Legislativo, que contava com cinco automóveis locados, decidiu reduzir o total de carros alugados para três. Com essa medida, a Casa economizará R$ 4.947,96.

Reunião

Logo após a audiência, Itamar se reuniu com alguns vereadores na Casa de Leis para adiantar alguns tópicos que serão debatidos amanhã, na terceira e última audiência desta semana. A ação terá como tema o Projeto de Lei Orçamentária (LDO). Participaram deste encontro os seguintes vereadores: Lisandro, Maizena, Pacola, Neusa, Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia; Carlos José da Silva (PSDB), o Carlão da Limpeza e José Silva de Oliveira (PMDB), o Zé Lagoa.