Câmara aprova, por unanimidade, LDO

7 de junho de 2017

Sessão Ordinária 7-6-17 005 - Ricardo Bittner

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A Câmara de Suzano aprovou, por unanimidade, na sessão de hoje (7), o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A propositura projeta a receita e despesa para o Executivo no ano que vem de R$ 719.689 milhões.

Além disso, o projeto também prevê R$ 79.550 milhões no total da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); R$ 11.335 milhões no Imposto de Transmissão de Bem Imóveis (IBTI), R$ 48.300 milhões no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e R$ 5.114 milhões em taxas diversas.

O segundo item votado, em regime de urgência, e aprovado foi o projeto que modifica os dispositivos da Lei nº 4.894/2015 que trata sobre o Conselho Municipal de Turismo. Antes do início da sessão, o vice-prefeito Walmir Pinto (PDT) e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, fizeram uma reunião com os vereadores para explicar a importância da aprovação dessa propositura que segundo os representantes do Executivo é necessária para Suzano disputar o título de “Município de Interesse Turístico” do governo estadual. Caso a cidade receba a denominação, a administração municipal poderá ser beneficiada com até R$ 680 mil por ano para realizar ações na área.

Tribuna

O vereador Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van, ressaltou em seu discurso na Tribuna que solicitou à administração municipal cópia do contrato firmado entre o Executivo e a empresa que gerencia o serviço de Zona Azul na cidade. “O documento não está no Portal da Transparência e precisamos saber como os valores estão sendo utilizados”, disse. O parlamentar argumentou que tem conhecimento que há pessoas com dificuldade no uso do aplicativo e queixas sobre a venda pessoal do tíquete.

Rogério também discursou sobre Acessibilidade. “Precisamos fazer uma força-tarefa para adequar os prédios públicos e as calçadas para garantir o acesso às pessoas com deficiência”, argumentou. “Suzano está em fase de construção do Plano Diretor e do Plano Plurianual (PPA) e estou à disposição para ser intermediário com a população para essa questão não ser deixada de lado”, falou.

O primeiro secretário da Casa de Leis, o vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, aproveitou seu tempo na Tribuna para anunciar ao público presente o protocolo de uma moção de aplauso destinada ao ex-prefeito da cidade, Marcelo Candido (PDT). “Foi uma ação minha e também do vereador Edimilson Tavares de Assis, o Pau no Gato”, comentou. “O Marcelo Candido, enquanto prefeito conseguiu de forma ilustre avançar em melhorias nos bairros, principalmente os da periferia”, elogiou. “Essa moção de aplauso ao nosso comandante é mais do que justa por causa de todo trabalho dele, e de sua equipe, para eleger o nosso prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR)”, opinou Edimilson.