Capitão Hiram recebe medalha da Câmara de Suzano

10 de junho de 2017

Sessão Solene Medalha MF CapHiram 9-6-17 001 - Ricardo Bittner

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

O capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Hiram Antonio da Cruz Gouveia, recebeu na noite de hoje (9) a medalha “Antonio Marques Figueira” da Câmara de Suzano. A vereadora Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, é a autora da homenagem.

A sessão solene contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), do comandante interino do 32º Batalhão da PM, major José Carlos Alves Brandão, do delegado titular de Suzano, Edson Gianuzzi, do chefe de instrução do Tiro de Guerra, Assuires da Silva Filho, do delegado do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), Nelson Sais e de vários outras autoridades militares e da sociedade suzanense e familiares do homenageado. Participaram também da homenagem os vereadores José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel, José Silva de Oliveira (PMDB), o Zé Lagoa, José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro e Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van.

Gerice ressaltou a experiência vivida com o homenageado nos anos em que ela exerceu a função de policial militar. “Hoje é um dia muito especial para mim. Com apenas cinco meses de mandato eu tenho o prazer de entregar a minha primeira honraria ao meu irmão de farda, o capitão Hiram”, comentou. “Sinto uma responsabilidade muito grande de representar milhares de pessoas que gostaria de estar aqui fazendo essa homenagem”, falou. “Essa medalha é o mínimo que esta Casa de Leis pode oferecer ao senhor”, opinou.

A vereadora também fez questão de parabenizar a mãe do homenageado, Gildete de Oliveira Gouveia, bem conhecida como a “mãezinha” do capitão Hiram. “Meus parabéns a senhora por ter trazido para este mundo o Hiram”, falou.

Gerice leu um texto de autoria dos policiais militares do 32º Batalhão. “Ao amigo Hiram, nosso referencial como comandante, um grande parceiro, um amigo exemplar. Isso não é uma despedida e, sim, o começo de uma nova etapa”. O capitão Hiram se aposentou da PM após 28 anos de trabalho. Gerice fez questão de descer da Tribuna para prestar continência ao capitão.

Após receber das mãos da vereadora a medalha “Antonio Marques Figueira”, o capitão também foi homenageado pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Palmeiras com uma placa.

O comandante interino do 32º Batalhão, major Brandão, discursou sobre as qualidades pessoais do capitão. “Falar do Hiram é até fácil. A história dele se confunde com a história da PM em Suzano. Ele é amigo de todo mundo. Uma pessoa com muitas qualidades e o nosso comandante eterno da 1ª Companhia”, argumentou.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi também fez referências à vida pessoal do homenageado. “Eu conheço o Hiram há muito tempo. Ele é amigo da minha família e é uma honra estar aqui hoje. Ele é um profissional exemplar, não é a toa que a galeria está cheia, mesmo em uma sexta-feira fria. Você nos dá orgulho de falar que somos suzanenses. Um exemplo de homem, de filho e de policial”, elogiou.

Já muito emocionado, o capitão Hiram agradeceu aos policiais militares integrantes do 32º Batalhão. “Dedico esta homenagem a todos vocês. Sem vocês, eu não estaria aqui. Eu devo tudo à PM”, disse. “Agradeço também a minha irmã de farda, a Gerice. Trabalhamos juntos por oito anos. Agradeço esta homenagem do fundo do meu coração”, falou.