Câmara solicitará apoio do Executivo para ajudar setor de Nefrologia

22 de junho de 2017

A Câmara de Suzano realizará nos próximos dias uma reunião com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) para solicitar ao Executivo apoio em prol ao Instituto de Nefrologia.

Na manhã de hoje (22), o segundo secretário da Casa de Leis, Max Eleno Benedito (PRP), o Max do Futebol, coordenou uma reunião entre os parlamentares José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro; José Silva de Oliveira (PMDB), o Zé Lagoa; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans, Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van, e o vereador de Poá, William Ferrari (PPS), o Neno Ferrari, membros da Associação de Renais Crônicos do Alto Tietê (ARCAT) e o assessor especial da Secretaria de Governo, Samio Kimura.

A pauta da reunião foi a critica situação financeira que o Instituto de Nefrologia enfrenta atualmente, tanto em Suzano quanto em Mogi das Cruzes. Segundo os pacientes, há a possibilidade das unidades encerrarem o atendimento por falta de verba.

Se isso acontecer, aproximadamente 550 pessoas que fazem diálise poderão ficar sem o tratamento. O problema financeiro é causado porque o repasse feito pelo governo federal não condiz com o total de gastos que as unidades têm mensalmente. Em Suzano, conforme explicaram os pacientes, a soma das contas de luz e energia elétrica chega ao total de R$ 40 mil por mês.

Os vereadores solicitarão ao prefeito que o Executivo tente fechar uma parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e com a EDP Energia para as concessionárias concederem isenção nas tarifas. “Esta reunião foi o nosso primeiro passo. Vamos atrás das concessionárias para ir adiantando a nossa luta. Isso porque, estamos dispostos a levar esta importante reivindicação para Brasília, já que o recurso é do governo federal”, explicou Max.

“É a vida da gente que está em jogo. Temos que nos unir para evitar que este tratamento acabe”, disse Henrique Jesuíno de Souza, paciente em diálise há 24 anos. Todos os vereadores presentes afirmaram que a Câmara de Suzano está totalmente à disposição à causa.