Vereadores questionam secretário de Habitação em reunião sobre Plano Diretor

9 de agosto de 2017

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereadores e autoridades ao redor da mesa na sala de reuniões. Foto: Ricardo Bittner

Durante reunião sobre o Plano Diretor realizada na tarde de hoje (9), na Câmara de Suzano, os vereadores questionaram o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis José Vieira, sobre as aplicações feitas por construtoras na cidade. Segundo os parlamentares, é melhor que haja um maior investimento nas áreas de educação e saúde do que novos empreendimentos onde não há planejamento e estrutura para isso.

Os vereadores deixaram claro que preferem que a contrapartida das empresas com a cidade seja feita através de obras efetivas e realizadas diretamente por elas, ao invés de pagamento em dinheiro para aplicação em fundos e execução posterior do governo municipal.

Vieira garantiu que a meta é manter o cronograma de entrega do Plano Diretor para outubro, com a intenção de que ele seja votado ainda este ano. Para isso, o secretário conta com dois grupos: o GTA, grupo técnico de apoio, formado por profissionais do governo, essenciais para o mapeamento de demandas, e o GTE, grupo técnico executivo, formado por entidades da área. Nas macro-etapas do cronograma, estão a discussão preliminar, visão de futuro, devolutivas, macro zoneamento, minuta de Lei e, enfim, o envio à Câmara.

Foram realizadas seis reuniões participativas onde discutiram-se o Plano Plurianual Participativo (PPA) 2018-2021 e o Plano Diretor 2018-2027. Essa colaboração resultou em 318 propostas. Em quantidade, destacam-se as sugestões para saúde (69); educação (54); planejamento urbano (37); e serviços urbanos (36).

Participação

Participaram da reunião o presidente da Casa de Leis, José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel; Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van; Edmilson Tavares de Assis (PDT), o Edmilson Pau no Gato; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans; Gerice Rego Lione (PR), esposa do Prefeito da Academia; André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola; Neusa dos Santos Oliveira (PDT), a Neusa do Fadul; Joaquim Antonio da Rosa Neto (PR), o Joaquim Rosa; Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei; José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro; Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado; Lisandro Luis Frederico (PSD), Lisandro Frederico.

A reunião contou ainda com a presença do vice-prefeito Walmir Pinto (PDT), do secretário de Meio Ambiente Carlos Toshiharo Watanabe, além de representantes da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS), Associação dos Corretores de Imóveis de Suzano (Acoris) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).