Vereadores questionam secretário de Planejamento e Finanças em audiência sobre PPA

4 de outubro de 2017

Audiência Pública PPA 4-10-17 001 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: Vereadores sentados em cadeiras no Plenário, prestando atenção, enquanto secretário fala

Em audiência pública que ocorreu hoje (04) na Câmara de Suzano, sobre o Plano Plurianual (PPA), os vereadores questionaram o secretário de Planejamento e Finanças, Itamar Corrêa Viana, sobre assuntos como lixo, causa animal, educação, parceria público-privada (PPP) e acessibilidade.

Estiveram presentes o presidente da Casa de Leis, José Izaqueu Rangel (PSDB), os vereadores Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul; Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van; Carlos José da Silva (PSDB), o Carlão da Limpeza; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans; Lisandro Frederico (PSD); José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro; Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado; Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei; Joaquim Rosa (PR) e Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho.

Um dos parlamentares mais pontuais em seu questionamento foi Lisandro. O vereador questionou a falta de previsão para o bem-estar animal. “A participação dos protetores de animais foi ignorada no PPA. A população pediu isso, não é um questionamento só meu. Não há garantia de participação popular nesse projeto”, criticou.

O vereador Carlão da Limpeza indagou sobre a questão do lixo e entulho na cidade, que causa prejuízo aos munícipes. Segundo ele, no momento não há nenhuma ação do Executivo em cima disso. Em resposta, Viana garantiu que este tema está sendo discutido e verificado pela secretaria responsável, assim como pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Além disso, ele garantiu que a pasta de Meio Ambiente está recebendo maior atenção e terá melhor planejamento e orçamento no PPA.

Demandas

A educação foi o ponto levantado pelo parlamentar professor Edirlei, que perguntou sobre as metas federais e de que maneira a cidade se ajusta a elas. O secretário Viana garantiu que se o governo força as metas, sabe que os municípios deverão ter uma base para atendê-la. “O Ministério da Educação está estudando flexibilizar algumas questões para atender a todas as demandas”, garantiu.

O vereador Leandrinho questionou o secretário em relação às PPPs: de que forma serão feitas, quais as intenções e como os parlamentares podem ajudar. Ele explicou que as parcerias são um norte para a administração pública, visto que várias atribuições não cabem ao município. Se o Poder Público não domina aquele serviço, passa para quem entende mais, tem mais conhecimento, e faz isso através das PPPs. Afirmou ainda que essa é uma discussão válida e que possui diversas possibilidades.

A acessibilidade também foi levantada no debate, assunto trazido pelo vereador Rogério da Van, que questionou sobre os projetos para os deficientes. “Ainda é preciso criar a cultura da acessibilidade em Suzano”, assegurou Viana.