Mulheres são 52% do eleitorado em Suzano

7 de março de 2018

Neusa-Gerice 001 INT

Descrição da imagem #PraCegoVer: vestida de branco, a vereadora Gerice Lione, e vestida de preto, a vereadora Neusa do Fadul. Ambas posam para a foto sorrindo.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 52,2% do eleitorado de Suzano são mulheres. O número segue as estatísticas do Brasil, que tem 52% de eleitoras.

Esta maioria, porém, não se reflete na representação feminina nos cargos públicos eletivos. Dos 19 vereadores de Suzano, apenas duas são mulheres. No Congresso Nacional, segundo pesquisa da Secretaria de Políticas para as Mulheres, somente 9,9% dos deputados federais são do sexo feminino.

Desde a emancipação de Suzano, em 2 de abril de 1949, 12 mulheres ocuparam o cargo eletivo no Legislativo suzanense. A primeira legislatura do município (1949 a 1953) contou com Agostinha Rafaela Maida Molteni, a dona Augusta. Ela teve o mesmo número de votos que José Gonçalves Capela. O desempate foi definido por idade, a favor de Capela. Porém, Rafaela exerceu a vereança por diversas vezes como suplente.

Depois de um grande intervalo, somente na oitava legislatura (1977 a 1983) uma mulher ocupou o cargo de vereadora em Suzano: Elizabeth da Silva Moretti, a Bitoca. Ela também exerceu a vereança em outras legislaturas como suplente.

A nona legislatura da Câmara de Suzano (1983 a 1988) contou com a participação de duas vereadoras: Ivanir de Lima Franco e Mercedes Takako Murakami, ambas do PMDB. Ivanir ocupou o cargo como suplente em outras ocasiões. Mercedes foi a primeira – e única, até o momento – descendente de japoneses a exercer a vereança na história de Suzano, sendo a mais votada na ocasião, com 1.103 votos.

No livro “Memórias de Suzano: histórias e fotos de todos os tempos, do vilarejo à cidade grande”, Mercedes Murakami conta que teve o apoio da maioria: “Enfrentei alguns olhares feios e comentários de desaprovação pelo fato de uma mulher assumir um cargo na política. Mas foram poucos. Enfrentava estas situações da forma como o meu pai me ensinou: os obstáculos vão sempre existir, mas não se pode deixar abater por eles e sim passar por cima”.

Na 11ª legislatura, Dulce Leite de Lima (PFL) atuou na Câmara como suplente. O Legislativo suzanense voltou a ter duas vereadoras na 12ª legislatura (1997 a 2000): Terezinha Rodrigues de Almeida (PMDB) e Marli Alves da Silva (PSC).

Terezinha, então no PHS, foi reeleita para a legislatura seguinte (2001 a 2004). Lucia dos Santos Montibeller, então no PL, também exerceu a vereança no mesmo período.

Para a 14ª legislatura, Lucia Montibeller foi reeleita e cumpriu seu mandato ao lado de Quitéria David da Silva Araújo (PT).

Até o momento, Quitéria foi a mulher que mais vezes foi eleita vereadora em Suzano. Foram três mandatos seguidos, iniciados em 2005 e encerrados em 2016. Na 15ª legislatura, ela foi a única mulher a ocupar o cargo eletivo. Já na 16ª, compartilhou o mandato com outras duas mulheres: Neusa dos Santos Oliveira, a Neusa do Fadul (eleita pelo PDT, depois migrou para o PSD), e Abigail Maria do Carmo (PR), que assumiu a vereança em 15 de abril de 2015, após a morte do vereador Marsal Rosa em um acidente de carro.

Neusa do Fadul foi reeleita para a legislatura atual (2017-2020). Ela exerce o mandato ao lado de Gerice Rego Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, eleita pela primeira vez. [Com informações dos livros “Suzano: noções históricas e evolução das legislaturas”, de Jorge Salvarani Neto (2005), e “Memórias de Suzano: histórias e fotos de todos os tempos, do vilarejo à cidade grande”, de Simone Leone, Carla Fiamini, Douglas Pires e Gisleine Zarbietti (2009)]