Câmara de Suzano realiza primeira audiência pública de prestação de contas da Educação

6 de junho de 2022

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados atrás da Mesa Diretiva da Câmara estão o vereador Maizena (ao centro); a funcionária da Secretaria de Educação, Cintia Mara de Freitas (à esquerda da foto) e o secretário de Educação Leandro Bassini.

A Câmara de Suzano realizou, no final da tarde de hoje (6), a primeira audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Educação, a pedido da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Turismo do Legislativo. Participaram da reunião os vereadores Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena, que é presidente da comissão; Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus, que é membro da comissão; Artur Takayama (PL) e Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei.

O secretário de Educação, Leandro Bassini, apresentou o orçamento previsto e atualizado para o município em 2022, de cerca de R$ 375 milhões. Ele detalhou os investimentos já feitos no primeiro quadrimestre do ano (janeiro a abril) e destacou o fato de ser a primeira vez que a Secretaria de Educação faz uma prestação de contas ao Legislativo. “Espero que possamos repetir momentos como este, que o próximo quadrimestre traga outras novidades”, disse.

O vereador Artur Takayama fez questionamentos sobre o monitoramento das escolas municipais, o que classificou como “grande conquista” e sobre o prazo para finalização da construção da creche Profa. Ana Maria Barbosa Garcia, no Parque Maria Helena. Sobre o monitoramento, o secretário de Educação detalhou as ações para garantir a segurança das escolas municipais, o que inclui rondas escolares, e disse que a expectativa é concretizar a obra da creche em agosto.

O parlamentar Lázaro de Jesus também perguntou sobre a segurança nas escolas e indagou sobre reformas nas unidades de ensino. Bassini disse que compete à Educação proteger as escolas internamente, e que a segurança externa é feita pela Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar. Quanto às reformas, o secretário disse que esta é “uma das principais metas, mas que, por mais que se tenha feito, ainda tem muito a se fazer”. Ele citou exemplos de unidades de ensino que já foram reformadas, disse que existe uma equipe de Manutenção Escolar para executar pequenos reparos nas escolas e que está em andamento uma nova licitação para contratação de empresa para pequenos reparos. Já escolas que precisam de reformas maiores estão tendo as obras licitadas individualmente.

O professor Edirlei perguntou se já houve queda no déficit por vagas nas creches do município após a inauguração de novos espaços de Educação Infantil. O chefe da pasta da Educação disse que, desde 2017, foram inauguradas 12 novas creches comunitárias e que acabar com fila para vagas em creche é um desafio. “Suzano é um polo de atração de moradores e há a construção de inúmeros condomínios”, disse ele, informando que a implantação do Estudo de Impacto de Vizinhança, em que os empreendedores contribuem com o município realizando obras que vão de asfalto a construção de salas de aula ou creches, já vem surtindo resultados.

O vereador Maizena questionou sobre o andamento da construção de duas novas salas na Creche Heleno José dos Santos, no Miguel Badra. Bassini informou que serão feitas em convênio com o governo estadual, que inclui outras três escolas. “Suzano ficou muito tempo sem construção de escolas, municipais ou estaduais, por isso há este gargalo. Estamos tentando dar vazão a isso”, afirmou.