Câmara de Suzano realizará sessão solene em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa

15 de junho de 2018

Leandro Alves Faria e Pedro Nakamura_Ricardo Bittner_Câmara de Suzano

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, vestindo terno, camisa e gravata pretas, o presidente da Câmara, Leandrinho, sorri para a foto, tendo ao seu lado esquerdo o ex-presidente da Câmara Pedro Nakamura, que será um dos homenageados da sessão solene. Nakamura usa óculos e está de camisa branca e casaco azul. Ao fundo, há parte dos quadros que compõe a Galeria dos Presidentes, com fotos de ex-presidentes da Casa de Leis. Foto: Ricardo Bittner.

A Câmara de Suzano realizará na segunda-feira (18), às 19 horas, sessão solene em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa. No evento, 21 integrantes da colônia japonesa serão homenageados. Eles foram escolhidos pela Comissão Municipal de Celebração dos 110 anos da Imigração Japonesa. A Casa de Leis suzanense fica na rua Três Poderes, 65, Jardim Paulista.

Serão homenageados na sessão: Fumio Oura, Mitsuo Anraku, Shitiro Takeyoshi, Takatsugu Fujimura, Minoru Harada, Kazuhiro Mori, Paulo Hayashi, Naoyuki Gyotoku, Masachika Takaki, Yuji Yamagami, Alberto Kariya, Haruo Oura, Kazuo Nakada, Pedro Nakamura, Kazuhiro Ino, Luiz Higashi, Minoru Yoshida, Luiz Kagohara, Mikio Sawada, Akira Konishi e Katsuiti Iuahara.

Imigrante japonês

A lei municipal nº 4.339, de 2009, instituiu em Suzano o “Dia do imigrante japonês”. O autor da legislação é o ex-vereador Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho. O texto da lei explica que a data será celebrada anualmente no dia 18 de junho e que consta no calendário oficial de eventos da cidade.

A data foi escolhida porque foi neste dia, em 1908, que o primeiro navio de imigrantes japoneses, o Kasato Maru, chegou ao Brasil, no porto de Santos (SP).