Câmara de Suzano recebe mais de 300 pessoas na 2ª semana de visitação à exposição

18 de abril de 2019


Descrição da imagem #PraCegoVer: Alunos da Escola Municipal Ruy Ferreira, acompanhados da professora Edneide Aparecida Felix da Silva, em visita realizada pela manhã de hoje (18). Ao fundo, galeria de fotos dos ex-presidentes da Câmara. 

Foto: Ricardo Bittner

 

Na segunda semana de visitação, 309 pessoas estiveram na Câmara de Suzano para conhecer a exposição “Mulheres no Legislativo: a história da representação feminina na Câmara de Suzano”. Nesta quinta-feira (18), visitaram a Casa de Leis os estudantes dos 5º anos do Ensino Fundamental B e D da Escola Municipal Ruy Ferreira Guimarães, do Jardim São Bernardino.

 

“Muitos não conheciam a Câmara, e isso vai ajudar no conteúdo”, disse a professora Edneide Aparecida Felix da Silva, que acompanhou a turma da manhã.

 

“Achei a visita maravilhosa. Vamos trabalhar este conteúdo em sala de aula e será bom porque os alunos já terão noção do assunto”, afirmou a professora Leila Vilela Rosa de Oliveira, que esteve na Casa de Leis com os estudantes do período da tarde.

 

A estudante Giovanna Ferreira dos Santos, de 10 anos, disse que gostou de ver a exposição e o livro com a ata da instalação da Câmara, de 2 de abril de 1949. O aluno Robert Oliveira da Silva, de 10 anos, afirmou que gostou dos objetos antigos.

 

A visita

Os alunos que participam da exposição recebem explicações sobre o papel do Legislativo e levam para casa um exemplar do livreto “Como Funciona a Câmara”. Todos também recebem um certificado de participação.

 

Realizada pelo segundo ano consecutivo dentro das comemorações do aniversário do município, a exposição tem como objetivos resgatar o passado da Câmara, homenagear os personagens que ajudaram a escrever a biografia da nossa cidade e abrir a Casa de Leis para a população.

 

Entre os objetos e documentos que compõem a mostra, estão as fotos e uma pequena biografia das 17 mulheres que ocuparam uma cadeira na Casa de Leis suzanense desde a emancipação do município, há 70 anos. A exposição também conta com uma linha do tempo sobre a luta para a conquista do direito ao voto feminino.

 

O público pode conferir a Galeria dos Presidentes, que contém as fotos de todos os ex-presidentes da Casa de Leis, e objetos antigos, como máquina de datilografar e câmeras fotográficas.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Alunos da Escola Ruy Ferreira durante visita realizada nesta tarde (18), acompanhados da professora Leila Vilela Rosa de Oliveira. Ao fundo, a galeria de fotos dos ex-presidentes da Câmara.

Foto: Ricardo Bittner