Câmara recebe amanhã (9) guardas mirins para o projeto “Vereador Por Um Dia”

8 de maio de 2018

Vereador dia 02

Descrição da imagem #PraCegoVer: De pé no Plenário da Câmara, seis guardas mirins posam para foto com diplomas recebidos pela participação no projeto “Vereador por um Dia”, na edição realizada em maio passado. Foto: Ricardo Bittner.

A Câmara de Suzano receberá nesta quarta-feira (9), às 10 horas, a 62ª turma da Guarda Mirim para o “Vereador por Um Dia”. O evento será realizado no Plenário da Casa de Leis.

No “Vereador por Um Dia”, os aspirantes da Guarda Mirim acompanham a posse simbólica dos jovens eleitos prefeito, vice-prefeito e vereadores no Projeto Voto Consciente. No Plenário, eles assinam o livro de posse, fazem o juramento e discursam da Tribuna da Câmara.

A Guarda Mirim realiza o Projeto Voto Consciente a cada semestre, com o objetivo de apresentar aos jovens de 15 e 16 anos que participam do curso de Formação Básica a importância das eleições, da democracia e do voto como exercício da cidadania. A entidade  realiza um processo eleitoral para escolha dos representantes que serão empossados no “Vereador por Um Dia”.

Sessão ordinária

Às 18 horas, a Câmara de Suzano realizará a sessão ordinária, que tem dois itens na pauta. O primeiro deles é a discussão e votação do projeto de lei do vereador José Silva de Oliveira (MDB), o Zé Lagoa, que trata da proibição de queimadas no município, estabelece penalidades e dá outras providências. A propositura recebeu um substitutivo assinado por vários vereadores, devido a mudanças no texto original, que será votado amanhã.

O segundo item da pauta é a discussão e votação do projeto de lei complementar de autoria do Executivo municipal, que revoga a legislação de 2016 sobre os pagamentos devidos pela Fazenda Municipal em virtude de sentença judiciária e define obrigação de pequeno valor para atendimento disposto na Constituição Federal. Na justificativa encaminhada à Câmara, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) explica que tem o objetivo, com a revogação da lei em vigor, atender a uma emenda constitucional de dezembro de 2016.